sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TURISMO RELIGIOSO NO MUNDO


Por Décio Viottol
Milhões de turistas escolhem os seus roteiros não apenas pelo lazer ou pelas belezas naturais, mas pela busca de uma vivência espiritual.
Lugares como a Terra Santa, no Oriente Médio; Fátima, em Portugal; Lourdes, na França; Santiago de Compostela, na Espanha; Wadowice, na Polônia, ou Munique, na Alemanha, atraem milhões de pessoas em busca dessa vivência.
No Brasil, Aparecida, em São Paulo, Belém, no Pará, e Juazeiro do Norte, no Ceará, são os campeões de visitação.
 
Santiago de Compostela, Espanha - 8 milhões de visitantes por ano
Com a descoberta do túmulo de São Tiago, na Espanha, em 1813, se tornou um centro de peregrinações e um dos roteiros de turismo religioso mais famosos do mundo. Santiago de Compostela é a capital da Galícia e considerada patrimônio mundial. O trajeto possui mais de 1.800 edifícios de valor histórico e a caminha representa para muitos um momento de importante reflexão e oração. Os moradores da região são hospitaleiros e abrem suas casas aos peregrinos, que vão sozinhos, em grupos e fazem o trajeto completo ou apenas o trecho final. Tem como principais atrações a Catedral de Santiago de Compostela, a Casa do Cabildo, edifício urbano de 1758, e o Monastério de San Martín.

Fátima, Portugal - 6 milhões de visitantes por ano
Cidade onde foram registradas seis aparições de Nossa Senhora e que ostenta um santuário dotado de igreja com uma torre de 65 metros de altura, capelas e uma área para 330 mil peregrinos. Num simples domingo de verão, o visitante enfrenta filas para conhecer e circular sobre alguns pontos, como a capelinha das Aparições, onde está a bala que atingiu João Paulo II, em 1981, incrustada na coroa da Virgem. O atentado ao Papa era o misterioso terceiro segredo de Fátima, revelado ao mundo apenas em 2000. Os outros dois eram a visão do inferno e a informação de que haveria um conflito mais terrível do que a Primeira Guerra Mundial.

Lourdes, França - 6 milhões de visitantes por ano
Era apenas uma pequena aldeia francesa quando, entre 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858, aconteceram as 18 aparições de Nossa Senhora para a menina Bernadette Soubirous, na margem do rio Gave, onde fica a gruta Massabielle. Dentro há uma fonte de água tida como milagrosa, uma esperança para doentes e deficientes do mundo inteiro que a visitam até hoje. O santuário de Lourdes é um local gigantesco, composto por várias capelas, igrejas e locais para recolhimento e orações.

Munique, Alemanha
Com um papa nativo, a Alemanha encontrou mais um atributo para fomentar o turismo religioso no país. Por ser o Papa Bento 16 proveniente da Baviera, e ter passado importantes momentos da sua vida em Munique e Freising, essas regiões tem atraído visitantes católicos de todas as partes. Em Munique os passeios incluem a Mariensaule (coluna da Virgem Maria), as igrejas de Burgersaalkirche e de Frauenkirche, a Arquidiocese, o Palácio Arcebispal, a Torre Isartor e o Museu Valentinsmusaum. Também podem ser visitados a Academia Católica da Baviera, lugar onde ocorreu debate entre o então cardeal Ratzinger com o filósofo Jürgen Habernas, e a igreja Kirche Heilig Blut, na qual o futuro papa trabalhou como capelão.

Índia - 75 milhões de visitantes
O festival hindu itinerante Kumbh Mela passa pelas cidades de Allahabad, Ujjain, Nasik e Haridwar e é o campeão em número de visitantes: chega a reunir 75 milhões de pessoas por ano.

Kyoto, Japão
A cidade é conhecida pelas gueixas, samurais e pelos templos religiosos. Kyoto tem mais de dois mil entre budistas e xintoístas. Entre eles, destacam-se o Kinkaku-ji, conhecido como Pavilhão Dourado, por ter suas paredes externas folheadas a ouro. O outro é o Ryoan-ji, com seu belo jardim de pedra.

Meca, Arábia Saudita - 2 milhões de visitantes por ano
É a cidade mais importante para o Islã, seguida de perto por Medina, já que o profeta Maomé proclamou o islamismo na cidade, no século 7. O ritual de reflexão que atrai milhões de fiéis à cidade todos os anos se chama "hajj". Todo muçulmano que tem condições financeiras e físicas deve empreender a viagem pelo menos uma vez na vida.

Vaticano
Com uma superfície de 44 hectares, é definido como o menor país do mundo no centro do maior reino espiritual. O Estado da Cidade do Vaticano foi construído entre 1540 e 1640 e seus habitantes não chegam a 800 pessoas, das quais os seus cidadãos somam 472, metade deles representantes da Santa Sé no estrangeiro, e 307 pessoas autorizadas a ai residir, embora conservando a nacionalidade de origem. Um terço da cidade é constituído por edifícios, um terço por praças e pátios e um terço por jardins. Contam-se 10 mil salas, 12 mil janelas e 997 escadas. Entre às 20 horas e 20h30 são encerradas todas as cinco entradas, menos a de Sant'Ana, que permanece parcialmente aberta até à meia noite. Além do Papa, as suas principais atrações são a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina. Recebe, em média, oito milhões de visitantes por ano. O Vaticano, que corresponde à antiga denominação da colina onde se ergue hoje a cidade e assim conhecida desde os tempos dos etruscos, na realidade é mais um imenso Estado de almas do que de pessoas.

Terra Santa - 2 milhões de visitantes por ano
É o nome do lugar prometido ao povo israelita no Antigo Testamento, que inclui Israel, Cisjordânia e partes da Jordânia. É a região onde teria se passado a maioria dos acontecimentos bíblicos. Os roteiros turísticos, geralmente, passam apenas nas cidades israelitas de Jerusalém, Belém, Jericó, Nazaré, Galiléia, Haifa, Acre e Tel Aviv. A santidade de Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo, onde segundo os cristãos Jesus foi crucificado, é reconhecida pelas três grandes religiões monoteístas do mundo - o judaísmo, o islamismo e o cristianismo. Um dos passeios imperdíveis é o caminho pelas 14 estações da Via Dolorosa, que se acredita ter sido percorrido por Jesus carregando a cruz.

Wadowice, Polônia
A figura de João Paulo II é o principal atrativo do turismo religioso do país. A cidade de Wadowice, onde Karol Wojtyla nasceu, transformou a sua casa em um pequeno museu. O lugar fica nas montanhas Beskidy, onde o futuro papa adorava passeios com o pai. Outra área muito visitada por João Paulo II é a chamada região dos Mil Lagos, onde costumava fazer passeios de caiaque quando era jovem. Em Monte Wawel fica a catedral onde trabalhou antes de ir para Roma. Há ainda destinos como Swita Lipka, um santuário mariano; Gietrzwald, local onde a Virgem Maria apareceu a duas meninas, e Czestochowa, o mais importante centro de peregrinações da Polônia, que abriga a imagem da Virgem Negra.

Londres, Inglaterra
Com o livro Código da Vinci, de Dan Brown, a Inglaterra criou um novo roteiro: uma caminhada por Londres, para observar os fatos que estão por trás da ficção. Por duas horas, os turistas visitam pontos dificieis de serem encontrados, como a parte de baixo das escadas na histórica Temple Church, onde ficaria a sede dos Cavaleiros Templários.
 
E no Brasil:

Belém, Pará - 2,2 milhões de visitantes
O Círio de Nazaré é a mais importante procissão brasileira. É uma manifestação religiosa do povo amazônico, que se materializa num surpreendente cortejo tendo no centro a pequenina imagem de Nossa Senhora de Nazaré, rodeada por uma longa corda. Agarrados a ela vão os devotos, com impressionantes atitudes de sacrifícios e de fé. Na corda seguram-se pessoas de qualquer classe e todos expressam com o corpo o seu sentimento religioso. O Círio é um conjunto de rituais, como missas, novenas, procissões por terra, barqueatas, arraial, círio das crianças e o ponto alto, o almoço do Círio, com comidas típicas. O desfecho ocorre no quarto domingo de outubro, na procissão do retorno, chamado Recírio. O evento mobiliza a cidade de Belém e arredores por 15 dias. Neste ano reuniu 2,2 milhões de fiéis.

Aparecida, São Paulo - 9,5 milhões de visitantes
O turismo e as atividades econômicas do município giram em torno da religiosidade ali celebrada, existindo mais de 50 indústrias voltadas para o comércio religioso, movimentado pela fé. Somente neste 12 de outubro, quando se comemorou mais uma data de Nossa Senhora de Aparecida, o número de fiéis chegou a 330 mil. Além das duas basílicas principais, a "Nova" e a "Velha", a cidade tem mais nove igrejas, além de um parque temático com atividades culturais e religiosas.


Minas Gerais
Uma viagem pelo tempo para conhecer o passado da rica história do Brasil é o que se aprende com um passeio pelas cidades históricas de Minas Gerais, pois possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários, como a Inconfidência Mineira, guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. Minas Gerais possui o maior acervo barroco brasileiro e cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade mineira está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todos os lugares. São elas Congonhas do Campo, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará, São João Del Rei e Tiradentes.
 
Juazeiro do Norte, Ceará - 2 milhões de pessoas
Localizada no Vale do Cariri, no extremo Sul do Ceará e a 563 quilômetros de Fortaleza, ali se destaca a figura do Padre Cícero Romão Batista, que fixou residência na cidade em 1872 e acabou mudando os hábitos da população ao iniciá-la na religião. Em 1889, Padre Cícero ou Padim, ao dar uma hóstia consagrada à beata Maria Magdalena do Espírito Santo, surpreendeu-se quando a hóstia virou sangue. O fato teria se repetido dezenas de vezes com diferentes moradores. Para o Vaticano, exploração da fé, e um processo que, além de impedir o sacerdócio, se arrasta até hoje. Sem o perdão, não será santificado. Para a população, um santo homem que arrasta até hoje milhões de romeiros de todo o país, especialmente do Norte e Nordeste. Em novembro, mês dos finados, mais de dois milhões de pessoas participam da grandiosa romaria organizada anualmente. Entre os pontos de visitação, a grandiosa estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura. É a terceira maior do mundo em concreto, atrás apenas da Estátua da Liberdade e do Cristo Redentor. A cidade conta ainda com o museu e o memorial do Padim.
 
Nova Trento, Santa Catarina
A cidade, fundada em 1875 por colonizadores italianos, conserva a fé cristã trazida pelos imigrantes da região de Trento, Norte da Itália. Com dez mil habitantes, e distante 75 quilômetros de Florianópolis, passou a receber um grande número de visitantes após a beatificação de Madre Paulina, em 1991, e sua conseqüente canonização, em 19 de maio de 2002, fazendo dela a primeira santa brasileira. Único lugar no Brasil a possuir mais de um santuário, Nova Trento oferece dois roteiros religiosos aos cerca de 30 mil turistas de todas as partes do país que chegam mensalmente à cidade. O primeiro é o bairro Vigolo, a cinco quilômetros do centro, onde viveu e trabalhou Madre Paulina. O outro é o santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, a 525 metros de altitude. Construído no início do século 20, todo o material utilizado na sua edificação foi carregado nas costas pelo povo de Nova Trento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário