quinta-feira, 16 de maio de 2013

A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS: Quem não luta pelos seus direitos não merece tê-los



A sessão de ontem, 14/05, na Câmara Federal transformou-se em verdadeira frustração para os emancipacionistas de todo Brasil. Desde a última terça feira a mesa havia deliberado que os trabalhos obedeceriam a seguinte ordem do dia: de 11 horas até às 17 horas, os destaques à MP dos Portos seriam sido apreciados; em seguida a sessão retomaria seu curso normal, reiniciando com a votação do PLP 416/2008, matéria de interesse dos emancipacionistas, presentes em um grande número na capital federal, pois é o que disciplina a criação de novos municípios.
O circo armado para a votação da MP dos portos novamente atravessou a madrugada, atropelando mais uma vez toda a pauta da Câmara Federal. Estávamos acompanhando a votação pela TV Câmara. No decorrer da sessão ouvimos vários pronunciamentos de parlamentares inconformados com o rumo quer tomou a sessão; preocupavam-se (alguns verdadeiramente) com o desgaste do pessoa dos distritos emancipáveis que já estava, há alguns dias em Brasília. Muitos já sentindo suas forças se exaurirem.
Os parlamentares que fizeram uso da palavra mantendo o discurso nessa linha, de alguns podemos perceber claramente que usavam o argumento unicamente com a intenção de não deixar cair a máscara (pois se posicionam contra a aprovação do PLP 416); outros, como o Deputado Augusto Maia (PTB-PE) e Zé Geraldo (PT-PA), estes mostraram que estavam indignados com o castigo que foi dado aos companheiros emancipacionistas, presentes até altas horas da madrugada nas galerias da Câmara Federal. Já passava das 05h30min horas da madrugada, quando o cansaço de derrotou, a sessão foi encerrada por falta de quorum.
A respeito do posicionamento do deputado Zé Geraldo, chamou a atenção quando o mesmo denunciou que dos dezessete  deputados paraenses, apenas sete encontravam-se em plenário, os demais já haviam abandonado a recinto. Isso demonstra de forma cabal o respeito que esses parlamentares demonstraram ter com os emancipacionistas paraenses, ainda mais se relevarmos que após insistência do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN) chegar inclusive a ligar para as lideranças para que colocassem seus deputados em plenário. Esforço em vão!
Derrubado por problemas de saúde temos nos mantido um pouco distantes fisicamente do movimento, porém, usando as ferramentas que a tecnologia nos oferece, temos mantido estreito contato com as demais lideranças fortes que acompanham o grupo em Brasília e mesmo com aquelas lideranças que por outras razões também não acompanharam o movimento em Brasília.
O certo é que devemos tirar uma lição do ocorrido. O PLP 416/2008, antes incluído na pauta do dia 07/05, remanejado para a pauta do 14/05, foi literalmente atropelado pelos fisiologistas. A Câmara Federal mais parecia com uma barraca de feira livre; negócios (sic) de todos os tipos ocorriam a toda a hora. A única coisa que tínhamos para colocar no balcão era a nossa vontade de ver nossos distritos emancipados.
Ainda hoje vamos tentar reorganizar as forças e avaliar o que se pode fazer para acompanhar a sessão da Câmara Federal em 21/05. O mais correto é que temos de dar um basta nessa situação. Precisamos nos acercar de nossos deputados estaduais e analisar o momento e traçarmos uma linha de ação para utilizarmos daqui pra frente. Termos de saber se eles estão realmente de nosso lado, apoiando a luta em prol da criação de novos municípios.
Foi lamentável ver pela televisão nossos companheiros emancipacionistas deixando as galerias da Câmara, recebidos pelos primeiros raios de sol, pois o dia já amanhecia quando o grupo dispersou. Creio que nós merecemos respeito e só depende de nós para nos fazermos respeitados. Lembremo-nos de Rui Barbosa: “Quem não luta pelos seus direitos não merece tê-los!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário