quinta-feira, 23 de maio de 2013

FERNANDES BELO: Moradores reúnem para tratar da emancipação do Distrito



Um grupo de moradores da Vila de Fernandes Belo, sede do distrito homônimo, reuniu-se hoje, 23/05, para tratar de assuntos a emancipação político administrativa do II Distrito de Viseu. Além de tratar de assuntos relacionados ao tema, os moradores discutiram várias questões que precisam ser equacionadas, no sentido de atender as exigências da Lei que regula a criação de municípios.

Após intenso debate quando se discutiu algumas questões de interesse de nossa comunidade, o grupo deliberou sobre a necessidade de encaminhar um convite ao senhor Cristiano Vale, prefeito do município de Viseu, para que participe de uma reunião com representantes da comunidade.

A emancipação do II Distrito de Viseu foi o tema abrangente. Na oportunidade, Antonio Pantoja, presidente da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo, coordenador do processo de emancipação do Distrito de Fernandes Belo, discorreu sobre a questão da votação do PLP 416/2008, que está pautado para votação na sessão do dia 04 de junho próximo.

Antonio Pantoja expôs sobre as dificuldades que enfrenta referido PLP, que tem por objetivo regulamentar o § 4º, do artigo 18 da Constituição Federal, matéria que  disciplina a criação de municípios no Estado brasileiro. De forma sucinta explicou que o PLP 416 inicialmente previsto para ser votado na sessão do dia 7/05, sofreu alguns atrasos motivados pela votação da MP dos Portos, matéria de interesse da Presidência da República, o que acabou por travar a votação do PLP. 


A sessão do 14/05, quando aconteceria a votação, varou a madrugada. E por causa desse atraso, as lideranças que foram até Brasília para acompanhar a votação do PLP ficaram na galeria da Câmara Federal, das 11 horas do dia 14 até as 5:30 horas do dia seguinte. A presença do pessoal emancipacionista até altas horas da madrugada serviu ao menos para chamar a atenção dos senhores deputados para a importância da aprovação da Lei. Com isso, as lideranças voltarão a Brasília no dia 04/06, para quando foi marcada a nova sessão e de lá só sairão com a aprovação efetiva da Lei.
Essa notícia resultou em maior motivação ao grupo, decidiu, então, formalizar um convite para o prefeito Cristiano Vale reunir com a comunidade para tratar do assunto relacionado à emancipação do II Distrito de Viseu.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário