domingo, 10 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO EM VISEU



A BIBLIOTECA EM FERNANDES BELO.
Nossa relação com o município de Viseu já se vai por oito anos. Um relacionamento que começou apenas pela curiosidade de conhecer Fernandes Belo, uma pequena vila daquele município, na companhia de uma antiga companheira.  
Nesse intervalo conhecemos pessoas que até hoje guardamos no coração e que muitas alegrias nos trouxeram, não só pelo fato de até hoje conservar essas amizades, mas também, pela riqueza que nos proporciona novas amizades.
Infelizmente às vezes acontecem coisas que fogem a nossa compreensão. Alguns acontecimentos atropelam sentimentos e às vezes tentam mudar o rumo das coisas, fazendo, com que algumas amizades enfrentem turbulências. Mas se essas amizades não resistirem a pequenas turbulências, demonstram a fragilidades desse elo que nos aproxima, ou seja, nunca foram realmente amizades.
Mas foi por conta dessas amizades que resolvemos colocar as pessoas daquela comunidade e aquela Vila dentro de nosso coração e, principalmente, dentro do nosso dia a dia. Sempre que é possível nos vemos fazendo coisas na tentativa de melhorar as condições de vida daquele povo, principalmente da juventude, cujo futuro muito nos preocupa, pela total falta de perspectiva. O horizonte daqueles jovens é preocupante.
Ao longo dessa jornada já fomos paraninfo de jovens que concluem o ensino médio e de alguns professores que com muito sacrifício conseguiram transpor importante barreira, obtendo graduação em nível superior, qualificando-se para melhor enfrentar as agruras do dia a dia.
Embora a administração atual trate a educação de uma forma mais respeitosa do que era tratada pelos dois gestores que o antecederam, o avanço não se faz sentir, pois a carência é muito grande é o que é feito não corresponde aos anseios mínimos da coletividade estudantil. A educação em nosso município não anda, engatinha!
Um problema quer muito atormenta a comunidade estudantil de Fernandes Belo é a falta de uma biblioteca em condições mínimas de atender o alunado, já que não dispõe de salas que lhes permitam essa ferramenta importantíssima no desenvolvimento de seu aprendizado.
Já faz alguns meses que vimos tentando colocar em funcionamento uma biblioteca comunitária na Vila de Fernandes Belo, com um acervo de aproximadamente 8.000 volumes, que serviria para amenizar a carência nessa área.
Nossa preocupação em levar esse benefício para Fernandes Belo, que não atenderia unicamente ao alunado daquela Vila, mas também as comunidades vizinhas (Seringa, Braço Verde, Basília, Caranã de Basília e Açaiteua), nos fez procurar a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, que nos auxiliou qualificando dois jovens para atuar na biblioteca.
Recebemos também da prefeitura de Viseu a doação de um computador que deverá ser utilizado no gerenciamento do acervo. O prefeito Cristiano Vale também nos prometeu auxilio na adequação da casa onde funcionará a biblioteca, com a adequação do imóvel que necessita de reparos na instalação elétrica, colocação de algumas prateleiras e pintura. Falta muito pouco para que essa biblioteca comece a funcionar.
A demora no recebimento dessa ajuda, entretanto, vem realçar um ponto muito importante. A administração municipal tem pouco ou nenhum interesse em ajudar na efetivação desse tão importante benefício para a comunidade.  
Mas nossa comunidade não ficará sem esse serviço. Vamos buscar alternativas para dentro em breve estar inaugurando a Biblioteca Comunitária de Fernandes Belo, uma iniciativa da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário