quinta-feira, 28 de novembro de 2013

OS SUBTERRÂNEOS DA POLITICA DE VISEU



O VOTO FANTASMA

Fervilham nas redes sociais, postados por moradores de Viseu, denuncias envolvendo a existência de eleitores fantasmas que tem ajudado na eleição de alguns vereadores. O fato é relatado como de conhecimento público, pois até as crianças do jardim de infância sabem de quem se trata, de quem usa esses títulos fantasmas.
Confesso que tenho ouvido comentários a respeito do assunto, mas não com tamanha intensidade assim.
O assunto é serio e grave, pois compromete a Justiça Eleitoral, e por isso, compete ao Promotor de Justiça Eleitoral tomar as devidas providências para a apuração dessas denuncias, pois se isso for confirmado o resultado das eleições fica sob suspeita.
Mas por que cobramos a intervenção do Ministério Publico nessa intervenção?  Por uma simples razão: pelo múnus público.
“Munus Público” é o dever de qualquer autoridade publica, qualquer agente público que detém no exercício de suas funções. Não é, qualquer dever, todavia. Não é o dever decorrente de um senso moral de formulação intima que orienta a conduta de uma pessoa para esta ou aquela direção.
O dever decorrente do múnus publico é imposto por Lei. O destinatário da imposição legal não tem escolha. É obrigado, é compelido a agir quando certa situação, prevista em Lei, exige da autoridade pública que se mexa, que largue a inércia e atue concretamente.
Munus Público, é preciso ressaltar, não sujeita apenas o presidente da república, o governador, o prefeito ou o vereador. Sabe o Fulano, sabe o Cicrano e sabe também o Beltrano. Sabem, mas não são obrigados a representar a autoridade competente para que se apure os crimes praticados na destruição de bens e valores de propriedade da sociedade.
Ao Juiz cabe julgar, mas ao Promotor cabe investigar, apurar, denunciar, se necessário for. O Promotor não tem a faculdade de apurar ou não. Queira ou não, tem que apurar. Queira ou não, é obrigado a agir. O Munus Público o obriga.
Não é necessário que uma, duas, duzentas ou mil pessoas se apresentem formalmente ao Ministério Público para formalizar a representação. Pode e deve agir de iniciativa própria, ou seja, de motu próprio. Então que aja! E rápido!
A sociedade viseuense pede uma resposta para essas denuncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário