domingo, 2 de agosto de 2020

Cicloturismo em VISEU: Prática esportiva, Saúde, Aventura e Natureza.

Cicloturismo: Prática esportiva, saúde, aventura, natureza

Por Raimundo Gonçalves da Silva*

Escrever sobre este tema é contar sobre a pratica desta atividade em Viseu. Dizer que foi a forma saudável encontrada por um grupo de amigos para viajar e visitar lugares exóticos e paradisíacos do município, usando como meio de transporte a bicicleta de maneira sadia, esportiva, ecológica e aventureira.
Esta prática iniciou-se com Eliezer Gama Freitas, popular (Caixinha), sendo ele um dos principais motivadores. Frequentemente e de forma isolada praticava o ciclismo com intuito de competir na região o que era raro acontecer. Mas sua insistência com o ciclismo atraiu a atenção de outros entusiastas, sendo eles: Samuel Caxias Ferreira (Codó) atual coordenador do grupo, Levi Guerreiro e Rafael Moura. Esses viseuenses amantes das pedaladas deixaram de lado o sentimento de competição aderindo ao cicloturismo e criaram um grupo que batizaram de "PEDALA VISEU", fundado em setembro de 2017.
Esses ciclistas passaram a motivar outros admiradores fazendo convites e mostrando a importância desta atividade e o quanto poderia ser útil para divulgar as belezas de Viseu através dos passeios ecológicos e visitações as comunidades e vilarejos do município.
Aos poucos o grupo foi se fortalecendo e agregando outros participantes entre eles as mulheres que formaram o grupo feminino liderado por Patrícia Pinto e Diana Gonçalves Pereira.
A finalidade era pedalar pelas avenidas da cidade ao amanhecer ou ao cair da tarde para vencer o stress do cotidiano. Hoje este grupo uniu-se ao grupo masculino trazendo jovens e adolescentes que passaram pedalar em um grupo maior e bem diversificado.
O "Pedala Viseu" dos dias atuais conta com aproximadamente 100 membros em 3 anos existência.
É importante ressaltar que os iniciantes e criadores do grupo "Pedala Viseu", citados no início deste artigo, tiveram grande importância no incentivo ao desenvolvimento da economia cidade. Que digam os lojistas que esvaziaram seus estoques de bicicleta, isto porque grande parte da população passou a fazer uso da bicicleta como forma de praticar a atividade física.
Ressalta-se que o "Pedala Viseu" passou a fazer parte dos eventos organizados pela prefeitura Municipal, inclusive os eventos alusivos ao aniversário de Viseu. Nota-se também que o grupo dos cicloturistas resolveu pedalar mais longe criando intercâmbio cultural com outros municípios do Pará e do Maranhão, levando e trazendo esportividade e conhecimento.
O Grupo avança promovendo eventos próprios, quebrando a cultura e o costume dos tempos em que pedalar era prática dos mais humildes para atender suas necessidades de viagens distantes porque não tinham como comprar um automóvel.
O "Pedala Viseu" vai na contramão deste pensamento agregando ao seu contexto, membros de todas as classes sociais, de todas as idades e sexos. Desenvolvendo a sociabilidade, o respeito e a amizade entre os seus membros. Assim o grupo vai seguindo sua trajetória social, cultural e ecológica, visitando diversos lugares de nossa querida terra e divulgando as belezas naturais de Viseu, nosso município localizado no Nordeste Paraense.

"Viseu! Quem te conhece te ama" o autor.
Raimundo Gonçalves Silva: Funcionário público, professor, historiador, memorialista, presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional de Viseu, autor do livro VISEU Histórias entre passado e presente. 
30.09.2017 - Vila Praiana de Samúama - Viseu
Foto de Samuel Caxias 

Samuel Caxias e Junior Ataíde
Coordenadores do Pedala Viseu

23.12.2017 - Viseu: Corrida de Natal
Arquivo Samuel Caxias 
Viseu: Campanha Nacional Novembro Azul 
Aniversário de Viseu - Julho 2018
Prefeito Isaias Neto entregando premiação a
Samuel Caxias e Eliezer Gama
Fotos do arquivo de Samuel Caxias

Coordenadores do grupo "Pedala Viseu" Samuel Caxias,
Diana Gonçalves, Saulo, Junior Ataide e Patrícia Pinto.


Largada para a trilha de Ferias em 26 de julho de 2020.
Grupo pedala Viseu. Grupo Stronda Bik Bragança.
Grupo Pedalada da Fé Bragança
Grupo Aventura no pedal Carutapera/MA
E participação de alguns ciclistas de Capanema.

26 de julho de 2020 Ciclistas fazendo a travessia do Rio Piriá, rumo a Serra do Piriá. 
Arquivo de Samuel Caxias.

Imagens do arquivo de Samuel Caxias

9 comentários:

  1. Muito bom! Uma felicidade enorme ter acesso ao seu blog meu amigo Pantoja e aqui com sua ajuda e permissao tem contribuido para ajudar a divulgar meus humildes texto e a grandeza da historia de nosso município, Viseu/Pa. Obrigado amigo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa q maravilha pela iniciativa,a cidade de Viseu,precisa de mais grupos como vcs,com outras criatividades parabéns

    ResponderExcluir
  3. Satisfação em contribuir com o ciclismo viseuense

    ResponderExcluir
  4. Super recomendo,uma volta de bicicleta é voar longe da tristeza 😘

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o ciclismo de aventura...fazendo a união,saúde,bem estár,a todos os que de uma forma ou outra pedala com suas limitações e potencial. Mas no final o que prevalece e a saída do cotidiano para superar todos os obstáculos que o pedal de aventura proporcionar..foi top...grupo pedala Viseu..

    ResponderExcluir
  6. A cada dia fico mais apaixonada por esse esporte, pedalar e viver longe do estresse,e saúde garantida. Hoje pedalar faz parte da minha paixao esportiva.

    ResponderExcluir
  7. Nosso grupo ,Pedala Viseu está de parabéns pela iniciativa, de convidar a população Viseuense em praticar o ciclismo q faz um bem enorme para saúde pq saúde é vida !!

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei de praticar esposte,mas em especial o ciclismo é algo que me faz lembrar da infância é um esporte que não se torna monótono pois sempre estamos em lugares e em ambientes diferentes,que tudo isso nos motiva a ir mais longe. E o grupo Pedala Viseu me traz boas lembranças com boas amizades,momentaneamente estou parado mas sempre está no meu coração voltar a pedalar. Pedalar é libertador é vida saudável.

    ResponderExcluir