sábado, 8 de agosto de 2020

VISEU: Uma administração fundada no respeito e um canteiro de obras em respeito ao cidadão viseuense

Vila de São José do Gurupi - UBS José Cunha de Oliveira
82ª obra em 3 anos e sete meses de governo 
        Estamos nos aproximando as eleições municipais de 2020. As forças políticas nos municípios buscam o alinhamento com a história.

O Calendário Eleitoral instruído pela Resolução 23.609, de 18 de dezembro de 2019, estabelece alguns procedimentos que devem ser adotados pelos partidos políticos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, para a próxima legislatura.

A justiça eleitoral é muito dinâmica. Enquanto que na justiça comum um processo pode se arrastar por uma eternidade, dizemos que na justiça eleitoral os prazos são contados em horas.

Devido ao dinamismo da Justiça Eleitoral, precisamos estar antenados nas normas e cumprimento de prazos.

Nesse tempo de pandemia a gestão dos municípios sofreu um tremendo abalo. Os repasses constitucionais sofreram uma queda brusca. Alguns municípios tiveram suas finanças seriamente prejudicadas com a queda da arrecadação. Suspensão de contratos de servidores, exoneração de servidores temporários, queda na qualidade da administração, atrasos de pagamento de folhas salariais. Problemas de toda a ordem chegaram a comprometer a gestão de alguns municípios brasileiros.

Viseu, devido a queda de arrecadação teve de recorrer a algum desses expedientes. O prefeito optou pela redução do quadro de servidores, principalmente daqueles voltados ao sistema educacional. As aulas estão suspensas desde o mês de fevereiro. Sem aulas, com a queda na arrecadação, a decisão, embora doida, foi racional.

O Estado deve avaliar no próximo dia 15 a possibilidade de retornar com as aulas em caráter presencial. E, se isso acontecer o quadro funcional vai precisar de reforço, para não comprometer o bom andamento das escolas. Professores e servidores da administração que foram afastados, precisam retornar aos seus postos.

A situação é um pouco complicada. Não existe uma decisão firmada sobre a volta as aulas.

Porém, no próximo dia 15 de agosto, encerra o prazo determinado pela justiça eleitoral, para que um órgão público realize contratação de servidores.

Eis o dilema! Se senão contratar e as aulas retornarem não terão profissionais para o perfeito funcionamento das escolas.

Por uma, em uma decisão oportuna e necessária, o prefeito, decidiu recontratar os servidores que haviam sido afastados no início da pandemia.

Vendo isso a oposição, aquela turma do quanto pior melhor, ignorando a motivação para essa contratação, começa a bradar nos quatro cantos que isso não passa de “compra de voto”.

Absurdos e despropositados são esses comentários. Não entendem de gestão, não sabem o que é responsabilidade e muito menos sobem que é política. A Justiça Eleitoral vive em permanente estado de alerta. Condutas vedadas são formalmente condenadas pelas Cortes Judicantes eleitorais.

A administração municipal age em perfeita sintonia com os fatos, pensando na volta as aulas, caso aconteça, depois dessa reunião do dia 15/08.

Ou contrata ou corre o risco de comprometer o ensino de uma multidão de jovens que estão matriculados na rede de ensino municipal.

 

VISEU UMA ADMINISTRAÇÃO FEITA COM RESPONSABILIDADE E RESPEITO AO POVO DO MUNICÍPIO

Diferente do aconteceu no passado recente, a forma de gestão respeitosa e comprometida que começou no governo do ex-prefeito e atual deputado federal Cristiano Vale, o atual prefeito Isaias Neto vem dando continuidade ao trabalho que começou a onze (11) anos e sete (07) meses.

O ritmo de trabalho é envolvente. Todos as Regiões do município vêm recebendo obras. São obras estruturantes e revitalizantes.

Nesse período, uma média de duas obras/mês constituíram-se ações da prefeitura de Viseu. Escolas, Unidades de Saúde, Creches, Sistemas de Abastecimento de Água, Ginásios de Esportes, Feiras, Mercados, Agencias de serviços (Correios), Cemitérios, Escola de Música, Mirante Dom Carlos, Fábrica de Gelo, Conjunto Residencial, Trapiches, Asfaltamento de vias, enfim nesse período a administração atual já contabiliza um total de oitenta e duas (82) obras no município.

Confiram abaixo todas as obras realizadas no município de Viseu no atual mandato:

01 - Sistema de Água Dona Rosa

02 - Ginásio Fernandes Belo

03 - Sistema de Água Açaiteua

04 - Feira Padronizada

05 - Escola Pirateua

06 - Correios Curupaiti

07 - Correios Km 74

08 - Escola Curva

09 - Sistema de Água Poço de Jacó

10 - Cemitério Curupaiti

11 - Escola de Música

12 - Mirante Dom Carlos

13 - Fábrica de Gelo Bombom

14 - Escola Paca/Aningal

15 - Mercado do Mangueirão

16 - UBS Curupaiti

17- Conjunto Vale Piriá

18 - Escola da Comunidade Rua Nova

19 - Posto de Saúde Faveiro

20 - CREAS

21 - Escola Sete Barracas

22 - CRAS APEVI

23 - Escola Ponto Chic

24 - Escola Araraguara

25  - Escola Japim

26 - Escola Cumaru

27 - Escola Mirim

28 - Escola do Acará

29 - Pavimentação Açaiteua

30 - Pavimentação Km 74

31 - Sist. Abast. de água do Apeú

32 - Escola do Apeú

33 - UPA - Sede Viseu

34 - Escola Canoa de Cima

35 - Escola Pitoró Grande

36 - Asfalto Curupaiti

37 - UBS Marataúna

38 - Escola Jibóia

39 - Pav. Bloquetes - Limondeua

40 - Escola Fernandes Belo

41 - Reforma Mercado Viseu

42 - Praça Madre Zarife

43 - Sist. Abast. de Água - Centro Alegre

44 - Sist. Abast. de Água - Km 74

45 - Feira Livre - Viseu

46 - Escola Taboquinha

47 - Escola Jitsu

48 - Creche km 74

49 - Praça Adriano Gonçalves

50 - Mercado - Fernandes Belo

51 - Praça Curupaiti

52 - Quadra Curupaiti

53 - Escola Pedro Carneiro - Curupaiti

54 - UBS Vila Bombom

55 - Escola Pimenta

56 - Escola Canoa de Baixo

57 - Trapiche Samaúma

58 - Escola Cristal

59 - Escola De São Miguel

60 - Escola Ilha Grande

61 - Micro Sist. Abast.  de Água Ilha Grande

62 - UBS - Vila Juçaral

63 - UBS - Vila Cardoso

64 - Reinauguração CEO

65 - Escola - Pimenta

66 - UBS - Braço Verde

67 - Escola - São José do Piriá

68 - UBS da Cidade nova

69 - UBS Açaiteua

70 - UBS Piquiateua

71 - Secretaria de Saúde

72 - UBS Km83

73 - Escola Umbelino Ferreira

74 - Quadra Professor Tikim

75 - Praça Dico Cirino

76 - Escola Estirão

77 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes

78 - Escola Municipal do Braço Verde

79 – UBS Vila de Mariana

80 – UBS Vila do Japim

81 – UBS Taboquinha

82 - UBS São José do Gurupí

Afora essas obras já realizadas, ainda existem outras a serem finalizadas até o final do mandato. Dia 14/08, será inaugurada a Escola Municipal na Vila de São José do Gurupi.

Ordens de serviços de Quadras de Esportes, Sistemas de Abastecimento de Água, em várias localidades, estão sendo executadas pela Secretaria de Obras do Município.

Além de obras tem ainda tem a entrega de Ambulâncias para as Unidades Básicas de Saúde, tratores e implementos agrícolas, destinados à agricultura, são intervenções da administração municipal.

É pensamento do atual gestor entregar um conjunto de cem (100) obras até o final de seu mandato.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS RECURSOS DO CORONAVÍRUS

Em recente publicação o site do Tribunal de Contas dos Municípios avaliou o grau de prestação de contas dos recursos recebidos para o combate ao Coronavírus. O município de Viseu aparece naquela publicação com zero por cento (0%) de transparência.

Essa informação foi prontamente rebatida pelo Procuradoria do Município. As informações relativas ao uso de recursos estão disponíveis no Portal Transparência do município de Viseu, aberto para qualquer cidadão.

Apoiando-se nesse equívoco do TCM/PA, a oposição denunciou a prefeitura de Viseu pelo mau uso dos recursos do Coronavírus.

A esse respeito é importante informar que o município de Viseu, por conta das ações desenvolvidas pela SEMUS/Viseu, tendo à frente a competentíssima Secretária de Saúde, Dra. Stephanie Ferreira, conseguiu colocar o município com o melhor desempenho no Estado do Pará dada a condição de ser o município com o menor índice de incidência de óbitos tanto no Estado como, nacionalmente, em um universo de 5.570 municípios brasileiros.

A oposição bem que poderia usar de outros argumentos. Poderia muito bem confrontar os dados dos governos anteriores aos governos Cristiano Vale e Isaias Neto, mostrando os dados relativos a obras e serviços e pagamento de salários.

Pode também mostrar quais oram as conquistas desse grupo político que tanto contesta a atual administração do município de Viseu.

A administração municipal tem agenda definida para o dia 14/08, a Ordem de Serviço para o Asfaltamento das Ruas da Sede do município.

Enquanto isso, para desespero da turma do quanto pior melhor, o trabalho continua em Viseu!

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário