sexta-feira, 7 de agosto de 2020

SAÚDE DE QUALIDADE: Prefeitura entrega Unidade Básica de Saúde e ambulância em São José do Gurupí

 

Vila de São José do Gurupi
UBS José Cunha de Oliveira 

No final da tarde desta quarta-feira, 05 de agosto, o Prefeito Isaías Neto, acompanhado de autoridades e lideranças do município, esteve na comunidade de São José do Gurupí, para a, em solenidade simbólica, inaugurar a Unidade Básica de Saúde José Cunha de Oliveira e entregar de uma ambulância para uso exclusivo da UBS.

Além da UBS e do veículo, no decorrer da solenidade foi apresentada a equipe de trabalho que irá atuar unidade de saúde, composta por uma médica, que vai residir na comunidade, uma enfermeira, auxiliar de enfermagem e agente de endemias. Essa UBS, a primeira na história dessa centenária Vila, contará com essa estrutura de saúde, que também vai beneficiar a comunidade de Santo Antônio e outras comunidades próximas.

Durante a solenidade o prefeito lembrou que voltará na comunidade em uma semana para a inauguração de uma escola de seis salas de aula climatizadas.

Estiveram acompanhando o Prefeito Isaias Neto na solenidade de inauguração da UBS, o vice-prefeito Franklin Costa, os vereadores Domingos Leite, Manduca, Fernando Melo e Zacarias do HBA. Os secretários municipais Stephanie Ferreira (Saúde), Lázaro Dias (Assistência) Carlos Corrêa (Obras), lideranças políticas do município como Max Brito, Gilberto e Keuner e Antonio Pantoja, do Distrito de Fernandes Belo, da sede do município além de várias lideranças locais.

Representando a família do homenageado, José Cunha de Oliveira, a senhora Valéria, em um pronunciamento emocionado, lembrou a trajetória do seu Cunha. Sua militância política, nos tempos do Baratismo, quando chegou a ser perseguido pelas forças legalistas. Seu trabalho em prol da comunidade de São José do Gurupi lhe rendeu essa homenagem.

A vila de São José do Gurupi, é uma das mais antigas comunidades do município de Viseu. Registros da história contam que no início do século XVI quando os franceses chegaram no Maranhão.

O primeiro navegador que chegou às terras viseuenses foi o português Diogo Leite, em 1531, a mando de Martim Afonso de Sousa, que adentrou até a barra dos Rios Gurupi e Turiaçu, comandando duas embarcações de nomes Princesa e Rosa, fato corroborado pelos historiadores Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde Porto Seguro) e Maurício Martins Meireles.

Provavelmente, data desse período os primeiros sinais da Vila de São José do Gurupi.


Cortando a fita simbólica
Prefeito Isaias Neto, autoridades e lideranças políticas
Presente Isaias Neto falando para a comunidade
Vereador Domingos Leite 
Autoridades com representantes da comunidade
Ambulância à serviço da UBS 
Autoridades, lideranças comunitárias e equipe de profissionais de saúde da UBS
Comunidade presente
Farmácia Básica 
Lideranças de Viseu prestigiando a inauguração
Keulen, Max Brito, Zazá e Gabriel Azevedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário