segunda-feira, 3 de agosto de 2020

VISEU: Trabalho, Respeito e Transparência os pilares da administração municipal


No último sábado fui até a comunidade de Taboquinha, na Região do Curupaiti, para acompanhar a solenidade de reinauguração das obras de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde daquela comunidade.
O evento constitui-se em um momento muito importante para o atual governo. Foi a entrega da 81ª obra realizada na atual gestão do prefeito Isaias Neto.
Apesar das medidas restritivas que impedem a aglomeração de pessoas, um grande público prestigiou a solenidade. Protocolos de saúde como o uso de máscaras, álcool em gel, foram observados.
Tinha gente de todas as comunidades do entorno da Taboquinha. Não faltaram, também, líderes políticos de outras regiões, como representantes do Distrito de Fernandes Belo.
Na solenidade esteve presente o deputado federal Cristiano Vale, ex-prefeito de Viseu. Em sua fala aos presentes, Cristiano relembrou a campanha de sua eleição para a prefeitura em 2008.
Eu, naquela época, cheguei a ensaiar uma candidatura. Cheguei a participar da abertura dos trabalhos de campanha. A concentração foi na APEVI.
Lembro das palavras que eu disse naquele dia. Contei um pouco de minha vida profissional. Era o ano de 1983, mês de março. Chegou na agencia do Banco do Brasil, em Paragominas.  Um gerente novo. Fui chamado à sala da gerencia. Ali o gerente novo disse: “Estou chegando para arrumar a agencia. O índice de irregularidades é muito grande. Quero que você faça parte de minha equipe! ”.
Aceitei o desafio. Algum tempo depois a agencia estava recuperada. Aquele gerente o senhor Anivaldo Juvenil Vale.
Alguns depois eu disse a mesma coisa para o candidato Cristiano Vale: “Um dia teu pai me chamou para regularizar a agência do Banco do Brasil e hoje estou do teu lado para organizar o município de Viseu”. E começou uma nova cruzada!
Neste sábado o Cristiano recordou que naquele ano de 2008, as pesquisas encomendadas pela coordenação da campanha traziam um índice preocupante. A população não pedia saúde, não pedia educação, não pedia segurança, não pedia estrada. Pedia que o novo governo não atrasasse o salário dos servidores municipais.
A questão salarial há anos era a imagem do caos. O governo que estava prestes a findar estava com vários meses de salários atrasados; o governo anterior havia deixado de pagar muitos meses dos salários dos servidores.
Os servidores reclamavam, a população reclamava, os comerciantes se lamentavam. Sem salários o comercio não vendia. E quando vendia, não recebia. Era o caos total!
Quando o Cristiano assumiu o governo, havia apenas um médico no município para atender toda a população do município. Apenas uma ambulância para atender à necessidade de remoção de um paciente. As escolas estavam totalmente sucateadas.
A agricultura não existia. Máquinas e implementos agrícolas não existiam no município. As estradas estavam intrafegáveis.
A questão salário é outra realidade. Nos oito anos do governo de Cristiano Vale, os salários dos servidores municipais não atrasaram um mês sequer. Quando Cristiano terminou seu governo a realidade era outra, bem diferente. Foram oito anos de um bom governo, que permitiu ao prefeito que encerrava seus dois mandatos eleger seu sucessor.
Começou o governo Isaias Neto. A dinâmica imposta pelo Governo Cristiano Vale, teve continuidade. Nesses três anos e sete meses de governo, as coisas só fizeram evoluir.
O atual governo nesse espaço, já conseguiu a proeza de inaugurar a 81ª obra. Escolas, Unidades Básicas de Saúde, Ginásios Poliesportivos, prédios públicos, creches, foram ampliadas, reformadas e construídas.
Salário atrasado, é coisa de governos passados.
Hoje as pesquisas apontam que a população não pede saúde, não pede educação, pois tudo isso ela tem de qualidade. Se antes só havia um médico, hoje são vinte e dois (22) médicos para atender a população. São vinte (20) odontólogos no atendimento ao viseuense. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem, UBS equipadas, farmácias com medicamentos. A realidade de hoje é bem diferente.
Mas a questão salário continua a apresentar índices elevados. O servidor público, a população, os comerciantes, pedem que o governo não deixe o passado voltar. Mantenha sempre o pagamento em dia.
O viseuense não quer ver renascer o temido fantasma do passado: população insatisfeita, servidores sem receber salários, comerciantes sem vender seus produtos, e quando vender não receber.
O foco de insatisfação que se observa aqui e ali, pode ser creditado aquela pequena, ínfima parcela da população, para o quanto pior é melhor.
Lamentam-se pela não realização do asfaltamento da BR 308 (Rodovia Bragança/Viseu). Mas por essa obra a prefeitura de Viseu não pode responde. O máximo que o prefeito do município pode fazer é promover gestões junto ao Governo Federal dê continuidade a obra que iniciou e se encontra paralisada.
Ainda na semana que passou o prefeito do município de Viseu Isaias Neto e presidente da Câmara, vereador Abudy, acompanhados do deputado federal Cristiano Vale, estiveram reunidos com o Superintendente do DNIT/PA, tratando da continuação dos serviços de asfaltamento da referida rodovia. Por ser uma rodovia federal essa obra é de total responsabilidade do Governo Federal. Não compete ao município a realização da citada obra.
A prefeitura de Viseu, em parceria com Governo do Estado programa o asfaltamento de ruas da sede do município. Além do asfalto do Estado recursos próprios do município também serão utilizados para a recuperação e asfaltamento de vias no perímetro urbano.
O município, nos tempos do governo Cristiano Vale, recebia o apoio do deputado federal Anivaldo Vale. Depois passou a contar com o apoio do deputado federal Lúcio Vale. Hoje além do apoio do vice-governador Lúcio Vale, também conta com o apoio do ex-prefeito e deputado federal Cristiano Vale. Juntos trabalham para que o município tenha recursos suficientes para manter a gestão em funcionamento.
Recursos do município têm sido aplicados com responsabilidade e transparência. Tudo isso em respeito ao povo do município de Viseu.
Stephanie Ferreira
Secretária Municipal de Saúde

UBS Vila de Piquiateua

UBS sede do município

UBS Vila do Braço Verde
Distrito de Fernandes Belo 

Ambulâncias para o município de Viseu 
UBS na Vila de Açaiteua
Distrito de Fernandes Belo 


Um comentário:

  1. Muito importante trabalhar e pensar sobre tudo nos mais necessitados. Assim que vamos construir um mundo melhor com maus oportunidade para todos.

    ResponderExcluir