quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VISEU: Mais um crime bárbaro abala o município.

Estamos em São João de Pirabas. Viemos para a festividade de São Sebastião. Ficamos sabendo pela internet que em Viseu três pessoas fora m assassinadas no último dia 18 de janeiro. Acreditamos ser mais um crime sem solução! Não precisamos ir muito longe. Nós de Fernandes Belo, lembramos das mortes até então não esclarecidas pelo polícia.
Em agosto de 2007, foi barbaramente assassinado o ex-vice prefeito do município, o conhecido Zé Aldo (qual a natureza do crime: latrocínio ou crime de encomenda? Os responsáveis continuam em liberdade.) Algum tempo depois, vitima de latrocínio, sucumbiu o Mariano, pequeno comerciante em Fernandes Belo. Já bem recentemente o professor Vavá, lá da Vila do Seringa, perdeu a vida em condições trágicas.
Ontem, mais uma vez, Viseu voltou ao noticiário policial. Três pessoas assassinadas na Vila Cigana, na região da Pará/Maranhão. Artenizia Peniche Paulino, uma jovem mãe foi assassinada por dois elementos, Eudes Faustino de Souza e Valderino Faustino de Souza, e logo em segunda foram linchados pela população em fúria. A jovem mãe, com apenas 16 anos deixa duas crianças órfãs. Por que de tanta violência?
Certamente esses crimes entrarão para a lista de crimes sem solução no município. Viseu vive completamente desamparado pelas autoridades competentes. Fernandes Belo, uma localidade com quase 10 mil habitantes não tem um policial sequer, quer seja da policia militar quer da polícia civil. E não é só o II Distrito que vive em clima de insegurança. A região da Pará/Maranhão vive a mesma situação, que diga o povo do Japin, do Cristal e de outras comunidades menores. A ausência do aparelho de segurança do Estado leva a comunidade a usar a pena de talião: Olho por olho dente por dente. Matou morreu!
Infelizmente é com esse cenário que convivemos no município de Viseu, uma situação de desgoverno, onde ninguém acredita mais em nossas autoridades. Mas não é por falta de iniciativa. Em junho de 2007 a comunidade de Fernandes Belo encaminhou abaixo assinado ao comando da CIPM em Bragança, que resultou em estudo de situação estado de insegurança em Fernandes Belo, recomendando a instalação de um DPM na localidade. Após essa iniciativa foram realizadas várias “audiências públicas” sem nenhum resultado prático. E evidente o descaso de nossas autoridades para com nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário