quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O CHORO DE FERNANDES BELO


"Não adianta chorar o leite derramado"
Temos recebido inúmeros telefonemas de pessoa residentes em Fernandes Belo. Demonstram preocupação com o processo de emancipação política do II Distrito  Viseu. E como moradores da Vila sonham em ficar com a sede do novo município. Creio que está acontecendo um equivoco com relação ao destinatário dessas ligações. A comunidade deveria perguntar aos “Coveiros de Fernandes Belo”, o que vai acontecer com o processo de agora em diante.
Creio que aqueles que enterraram a Vila de Fernandes Belo sabem muito bem o que fazer, pois fizeram a maior festa com o resultado das eleições. Creio que eles têm a solução, pois recursos não há de faltar para acompanhar a tramitação do processo.

Eles sabem que além de trabalhoso o processo é, também, muito oneroso. Porém, com os recursos que receberam para organizar o funeral de Fernandes Belo (e que não foi pouco), poderão facilmente acompanhar de forma mais eficiente o andamento do processo. Mas dizem  que mandaram construir e reformar casas, comprar motos, carros, etc...
Dinheiro os “Coveiros” receberam só não entregaram a mercadoria comprada. Seus candidatos, apesar de eleitos, tiveram um desempenho muito aquém do esperado.  Faltou voto nas urnas, ou seja, venderam mas não entregaram na medida certa. Comentam que foram muitos compradores, e que por isso, a pulverização de votos acabou não rendendo o esperado.

E dizem mais ainda: Que teve eleitor que negociou seu voto com mais de um “Coveiro”. Foi muito dinheiro para pouco voto. Teve candidato que apesar de eleito não quer nem ver esses “Coveiros”.
Um fato porém nos intriga. Durante a campanha fizemos uma reunião na praça em Fernandes Belo onde o tema de nossa reunião foi a união em torno dos candidatos com domicílio eleitoral em Fernandes Belo. Afinal a comunidade sempre se queixou em demasia dos oportunistas que sempre se  elegeram com os votos da comunidade e depois desapareceram só retornando quatro anos depois.

Elogiaram candidatos que mesmo não residindo em Fernandes Belo, sempre fizeram pelo lugar muito mais do que os detentores de mandato.
Ao final preferiram dar seus votos para candidatos que reconhecidamente nunca fizeram nada pela comunidade e certamente, esses novos eleito, como os outros nada farão em prol de Fernandes Belo.  

Com Fernandes Belo acontecem coisas que fogem a nossa compreensão.
Fernandes Belo é Vila com maior população no II Distrito de Viseu. É a sede do distrito.  Chega a superar a segunda maior localidade, o povoado de Açaiteua, que tem apenas a metade de sua população.

Porém, recentemente foi criada a Paróquia, ficando sediada na Vila de Açaiteua.  Mais uma vez, dizem as más línguas, que os coordenadores da comunidade católica, na época da criação da instituição paroquial, fecharam os olhos para a questão, concordando com tudo o que aconteceu. Muitos deles estão entre os atuais “Coveiros de Fernandes Belo”.
Apesar de Fernandes Belo ser pólo educacional, as estatísticas demonstram que o alunado da região está todo ele concentrado em Açaiteua.

E sabem quem está por trás de tudo isso: Quem disse que são os “Coveiros de Fernandes Belo”  acertou em cheio.
Ultimamente Açaiteua vem investindo forte sobre as conquistas de Fernandes Belo. Querem tirar de nossa comunidade o Destacamento da Polícia Militar. 

Se depender da ação dos “Coveiros de Fernandes Belo”, Açaiteua já pode cantar vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário