quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A nova câmara de Viseu



Aprecio quando vejo pessoas que têm coragem de manifestar sua opinião. No mínimo mostram sua independência diante do cenário político de seu município e paralelamente externam sua preocupação quanto o futuro que lhes espera. Recolho no facebook, comentário de lavra do caro amigo e professor Esron Hélio Oliveira, lá do município de Viseu. Reproduzo seu pensamento para logo em seguida fazer alguns comentários a respeito do assunto. Vejamos o que o diz o professor Ezero:

“Quem apostava que a câmara tinha se renovado em 50%; quem votou em vereadores, querendo em uma voz ativa na câmara, acabou se contentando como antes, uma única e imperialista voz"; continuamos com uma câmara sem voz e sem representatividade popular.... os vereadores "novos" impersonais, com a "velha" mentalidade de politiqueiros que continuam, aprovando PCCR, sem remuneração"kkkkkk" com cargos sem salários....sem a participação dos maiores interessados, o "povo", que é a maior vítima de víboras, que fazem do cargo público, seu palco de disseminação da ilegalidade, se tornando mais um dos "velhos de Brasília"(nesse caso de Viseu); Não sei o que dizem seus eleitores, que os viram bradar, antipatia e repúdio nos palanques. E na eleição da câmara, simplesmente mostraram que era apenas uma farsa para ganharem as eleições... e sem vergonha nenhuma, mostram o tamanho da falta de personalidade, no novo papel de "homens" públicos, decepcionando muitos eleitores conscientes dos seus votos.... se percebermos nada mudou... e a rotina continua,,, daqui há dois anos os nossos "homens públicos" sem nenhuma vergonha voltam de novo... e nós estaremos prontos a lhes servir com nossos "humildes" e "deseducados" VOTOS.... Nós eleitores somos responsáveis pela construção e desconstrução da nossa "fraca" Viseu,... parabéns pelas suas ludibriantes e mirabolantes manobra política, senhores vereadores "novos"!!!!!!!”

Caro Ezero,
Se alguém duvida da existência do voto consciente precisa conhecer o eleitorado de Viseu. Votou conscientemente sabendo que os membros da lista, os eleitos, nada fariam por nosso município. 

Nós, infelizmente*, ainda acreditamos que exista a última pétala na flor de lis, por isso continuamos em nossa luta pela mudança, se não de mentalidade, mas, pelo menos na mudança de atitude. Pois é somente com a mudança de atitude que poderemos dar início ao verdadeiro processo de mudança de mentalidade. E com isso mudar a face de Viseu.
O que esperar dessa nova (sic) câmara? Sinceramente! Eu não espero nada. Esperar o que de pessoas sem o mínimo conhecimento do papel que representam na sociedade. Não conhecem a própria existência como esperar que promovam mudanças na vida de alguém. Falta-lhes essência.
Sabemos que o processo político 2012 apresentou algumas alternativas para introduzir mudanças no pensamento político administrativo em nosso município, mas, infelizmente, essas alternativas foram solenemente ignoradas. Como dissestes, e bem, “os velhos de Viseu” sabem muito bem como manter seus currais. Temos políticos de toda matiz, inclusive caudilhos.
Acho que recordas que algumas vezes já conversamos sobre a questão referente ao funcionalismo municipal, principalmente os servidores da educação. Faltou, creio, darmos continuidade a essas conversas.
Não acredito em nada novo para Viseu. O cenário nos mostra que o viseuense não deve alimentar expectativas de melhorias. Nada excepcional aconteceu no primeiro mandato e não vislumbramos nenhum sinal de que algo vai melhorar.
Lembrastes, também, que daqui a dois anos vamos ter eleições gerais. Eles, “os velhos de Viseu”, baterão em nossas portas, cheios de promessas e extremamente acessíveis. Nos receberão na hora que quisermos. Estarão com seus aparelhos celulares totalmente a nossa disposição. Não vai faltar espaço em suas agendas. Sei que nosso povo, esse que não aprende nunca, vai correndo para o abraço. E aqueles que se consideram críticos do cenário, como se comportarão? Decidimos que manteremos nossa postura de criticar tudo aquilo que considerarmos errado; o que existir de certo terão nosso aplauso.
Creio que devemos ter muito trabalho, pois existe uma conta muito grande para ser paga e por isso, o povo de Viseu não pode cruzar os preços e assistir impassivo os acontecimentos. Temos de manter estreita vigilância. ”O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Essa frase, dizem, ter muitos autores, mas preciso acreditar que seu autor seja Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, que afirmava que o poder está sempre roubando dos muitos para os poucos, o que exigiria precaução.


* De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário