quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FERNANDES BELO: Laurso participa do BUMBARQUEIRA em Belém



Fernandes Belo e seu Laurso.  Um breve histórico
Por Antonio Pantoja*

A beleza plástica de nossa brincadeira
O povo nas ruas brincando o mais autêntico carnaval

O Laurso é uma tradição centenária que sai às ruas de Fernandes Belo todos os anos pela quadra momesca. Existem atualmente dois grupos que mantém viva a tradição dessa importantíssima manifestação cultural regional.

Sem qualquer apoio dos órgãos oficiais, Ferro Velho e Sivico são dois entusiastas que lideram e mantém viva a centenária manifestação cultural. A força da tradição é tão importante, que estudantes universitários de Bragança desenvolvem projeto de pesquisa visando estabelecer o início da manifestação. A força que vem das ruas de Fernandes Belo, entretanto, deve ser considerada como a única vertente de preservação do Laurso, uma vez que o movimento sobrevive sem qualquer apoio governamental.

O que mais chama a atenção é o envolvimento da comunidade. Adultos e crianças, quando chega a época de carnaval, encarnam o espírito da brincadeira e levam para as ruas de Fernandes Belo a contagiante alegria que dura por toda a quadra carnavalesca.

Mas o que é o Laurso? Em uma explicação dissociada de qualquer base científica, dizemos, por que assim ouvimos dizer, que é o carnaval dos animais. Comandados pelo Urso, que empresta seu nome para a manifestação cultural, juntam-se o boi, o cavalo, o jumento, o macaco, o carneiro, o bode, enfim vários outros animais. Por isso dizemos que é o carnaval dos animais.

Pesquisa científica deveria ser incentivada pelo órgãos culturais do município visando a catalogação do evento, que se bem cuidado, faria par com o "Boi de máscara", de São Caetano de Odivelas, com "Os pretinhos do mangue", de Curuçá, com o "Carnaval da Bicharada", de Cametá, como o "Mascarado Fobó", de Óbidos, enfim sem a menor sobra de dívidas seria o referencial cultural do município de Viseu, assim como é hoje a "Marujada" para Bragança.

Preservar para não se perder ou cair no esquecimento, este deve ser o espírito do povo de Fernandes Belo para não deixar que esse importante legado cultural, não se perca em relação as suas origens.

O mais interessante dessa manifestação é que ao conversamos com vários artistas plásticos da capital, mostrando a força da manifestação, eles, conhecedores do assunto, foram unânimes em demonstrar sua preocupação com a preservação do aspecto cultural tal como ele é, sem mexer em sua originalidade, pois é isso que lhe assegura a beleza plástica. É com essa preocupação, então, que devemos buscar apoio oficial para alcançar o conhecimento da origem dessa importante oferta turística.

E neste ano de 2013 prenuncia-se um feito excepcional para nossa cultura viseuense, especialmente para nossa comunidade fernandesbelense. O Laurso pela primeira vez sairá de Fernandes Belo para participar em Belém do BUMBARQUEIRA, projeto cultural que reúne atrações de todo Estado do Pará, numa promoção da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, com o apoio do Governo do Estado do Pará, evento que acontecerá no dia 02 de fevereiro de 2013, com a concentração dos grupos de várias partes do Estado acontecendo 15 horas na Praça Amazonas, em Frente ao São José Liberto e de lá os brincantes seguem em Cortejo até o Portal da Amazônia.

Um comentário:

  1. Olá Antonio Pantoja! Vc sabe qual grupo de universitário estão pesquisando o laurso? Sou estudante de artes visuais e pretendo fazer meu TCC sobre essa cultura.

    ResponderExcluir