terça-feira, 14 de abril de 2020

As margens do Rio Piriá: Simplicidade, vida, alimento e conhecimento tradicional*

Rio Piria: Simplicidade, vida, alimento e conhecimento tradicional

Na Região Nordeste do Pará, um divisor entre o Primeiro e o Segundo Distrito (sic) do município de Viseu, o Rio Piriá é sobretudo o responsável por alimentar grande parte da população que habita aquela região. Com suas águas correntes as vezes até assustadora, abriga grande variedades de peixes de água doce. É nas suas margens, na época de cheias e período de inverno, que os pescadores da região se embrenham nas suas vargens para pescar, mudando totalmente o jeito habitual da pesca no período do verão.
Notável a forma como os pescadores se organizam com suas redes ou espinheis fazendo uso da pesca artesanal sem agredir o meio ambiente. Percebe-se que eles mostram suas habilidades pesqueiras nestas águas escuras, que para quem não conhece, certamente, não pegará um só peixe. O pescador precisa ter habilidade, coragem e conhecimento tradicional para se embrenhar nas vargens, entrar na água, que também esconde outros predadores e fazer as veredas (caminhos) entre espinhos de marajá ou tintara (planta nativa da região) tucunzeiras e cipós, onde será lançada a rede ou o espinhel.
É assim com esse jeito brejeiro e caboclo que muitos moradores do rio Piriá alimentam suas famílias no período do inverno quando o rio enche e leva o peixe para bem longe.
Posso dizer isso com toda a segurança.  Acompanhado de um grupo de nativos da região me lancei a tal aventura. Essa é o tipo de atividade, onde um citadino não teria coragem e conhecimento suficiente para pescar. As águas volumosas, correntes e escuras do Piriá apresentam esse desafio.
É com essa simplicidade que muitos se sustentam e se deliciam em fartura degustando de maneira sadia o peixe natural das mais variadas espécies da cabeceira do Rio Piriá: Pacu, Mandi, Pintado, Aracu, Anujá, Jandiá, Acari, Traíra, Tubio e tantos outros.  Em toda sua extensão de aproximadamente 720 km oferece alimentação aos seus habitantes.
O Rio Piriá é o segundo rio mais importante do município de Viseu/Pa. Suas águas se cruzam com as águas do Rio Caetecueira e o Rio Gurupi. Juntos desaguam no Atlântico. As margens deste rico rio oferece aos habitantes vida, tranquilidade, fartura e alimentação natural. 
Um tesouro a ser visitado por aqueles que tem espírito aventureiro e são sobretudo amantes da natureza.

Alguns registros deste recanto da Amazônia.






*Raimundo Gonçalves da Silva é funcionário público, professor, historiador, memorialista, presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional Viseu, autor da obra VISEU Histórias entre Passado e Presente.

Um comentário:

  1. Nosso rico Viseu, em história e conhecimento, parabéns professor, pela sua narrativa

    ResponderExcluir