quinta-feira, 2 de abril de 2020

BRASIL: Meio milênio de história e um pouco mais




Raimundo Gonçalves da Silva
funcionário público, professor, historiador, memorialista, 
presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Viseu, autor do livro: 
VISEU - Histórias  entre Passado e Presente.

UM GIGANTE HISTÓRICO
A História deste gigante chamado Brasil nascido aos 22 de Abril de 1500, prestes a completar seus 520 anos. No decorrer de sua trajetória histórica sempre viveu tempos difíceis, seja no período colonial, Imperial ou Republicano. Desgastes políticos, econômicos e sociais comentam o sofrimento de seu povo. Povo que não viveu estas experiências de forma passiva mostrando que sempre se moveu no sentido de resolver seus problemas mesmo quando tiveram aqueles que se manifestaram para manter seus interesses particulares. Porque era melhor viver sugando as forças do trabalho escravo indígena, negro ou de nordestinos, estes por sua vez na primeira República viveram os mais diversos descasos sociais por parte do poder público. O que falar da guerra de Canudos, Balaiada, Sabinada e porque não lembrar a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro.
Porque lembrar esses episódios tão tristes de nossa história?
Pois foram por meio destes acontecimentos que o gigante Brasil se manteve de pé lutando para superar cada fato que se levantava contra o soberano.
A passividade nunca foi uma característica de nossa gente.  A luta marca este chão que aqui acolheu homens e mulheres a lutar por suas liberdades políticas, econômicas, culturais e intelectuais, como pode nos lembrar os anos de chumbo da Ditadura Militar.
Nestes anos de história conhecemos lindas lições que foram deixadas por aqueles que aqui viveram pensando dias melhores. Então aproveitemos as lutas e sigamos em frente superando os acontecimentos de agora que podem sim nos assustar, mas não podem nos trazer medo e nem nos tirar a força que brota da esperança e da luta que veio do índio, do negro e do nordestino povo forte que sustenta nossas raízes históricas. Nos tempos modernos não nos abalemos com inimigos invisíveis. Seguiremos lutando, superando os problemas, dando continuidade à vida e a historia deste Brasil gigante.
 Há 520 anos nasceu tua historia que ressoa na memória nobre de cada filho. Tua história se expressa no protesto calado da criança, nos panelaços que dizem: Estamos aqui acordados prontos para lutar!  Ou em cada sorriso de esperança que diz: Somos bravos, passivos jamais!
Ao longo destes anos teu chão foi ferido onde o sangue e pranto se misturaram e continuam a se misturar, seja por opressão ideológica por parte de grupos que relegam ao sofrimento a maioria de teus filhos negros e pobres, favelados ou esquecidos nos rincões de teu imenso chão.
Mas o brado de teu filho nasce da alma e traz a tona o mistério da vida e do amor por ti Brasil.
Assim és tu Brasil dos negros, dos índios, brancos e mestiços que juntos cantam teu nome expressando tua força e tua bravura, tua luta e tua Vitória.
Gigante americano que não se entrega não se curva e não se esconde e nem se amedronta diante do caos que a ti são apresentados.
Parabéns Brasil pelos teus 520 anos e tuas lindas histórias!

3 comentários:

  1. meu nobre amigo pantoja boa reflecçâo.Brasil de povo bravo. que faz do limâo a limonada.da.tragedia sai a piada.do amargo da quina sai o remedio para adoçar a vida.de companheiros paceiros irmâos e camarada.brasil salada calderâo de cultura. uma verdadeira calderada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog. Parabéns pelo conteúdo apresentado.
    Sucesso na em sua carreira!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu amigo pantoja, pela oportunidade de poder escrever e publicar no seu blog. Fico feliz e agradecido pelo espaço. Fiqueifeliz em saber queo texto escrito por mim um simples professor do interior pôde deixar aqui um parabens a este imenso Brasil. Prof. Raimundo Gonçalves da Silva.

    ResponderExcluir