sexta-feira, 10 de abril de 2020

FALECEU AUGUSTO CÉSAR: Um Viva ao Grande Líder!

Em primeiro plano:
Julio César e Alberto Dias/PE, Augusto César/MA e Antonio Pantoja/PA.

Faleceu nesta madrugada, do dia 10.04.2020, o grande líder emancipalista Augusto César. Apesar de nossas divergências não podemos deixar de reconhecer a grande liderança que o companheiro Maranhense desfrutava no seio do movimento pela criação de município no Brasil.
Haveremos sempre de lembrar de sua figura percorrendo os gabinetes de parlamentares na Câmara e no Senado Federal ou onde fosse necessário. Fazia dessa luta um sacerdócio.
Criador de um movimento de caráter nacional que chamou de UBDMU conseguiu a façanha de por várias vezes reunir um grande número de simpatizantes da luta para realizar grandes caminhadas. Recordo-me da grande caminhada que aconteceu no mês de abril de 2012, em Brasília. Naquela época lutávamos pela aprovação do PLP 98/2002.
Emancipalistas de todo o Brasil se reuniram na Torre de Brasília. De lá partimos em uma caminhada pacífica e ordeira, até o Palácio do Planalto. Foi um acontecimento memorável. Algum tempo depois iríamos conseguir a aprovação do PLP na Câmara. Infelizmente não contávamos com o veto presidencial.
Houveram outras concentrações em Brasília, mas nenhuma delas chegou aos pés daquele encontro de abril de 2012.
Augusto César não conseguia ser unanimidade, porém, não existe emancipalista que deixe de reconhecer a sua capacidade de liderança. Nas concentrações realizadas em Brasília as comitivas do Estado do Maranhão sempre se destacavam. Tinha uma capacidade de mobilização muito grande.
Em sua cruzada pela criação de municípios no Brasil percorreu todos os estados brasileiros envolvidos na luta.
Sua capacidade de mobilização era tão grande, que quando criamos a Confederação das Federações Emancipacionistas e Anexionistas do Brasil – CONFEAB, chegamos a cogitar convidá-lo para fazer parte de nossa entidade nacional, para ocupar a diretoria de mobilização nacional. Porém, sua paixão pela UBDMU nos fez recuar. Havia espaço para os dois grupos.
Hoje, perdemos um árduo defensor de nossa luta pela criação de municípios no Brasil. Porém, ele deixou a certeza de que seu nome ficará intimamente ligado ao movimento pela criação de municípios no Brasil.
Como defende sua leal escudeira dona Antonia Senhorinha. Cada novo município brasileiro que for criado a partir dessa nossa luta, terá por obrigação homenagear nosso companheiro, homenagem essa que considero da mais absoluta justiça.
Vá em paz companheiro Augusto César!
Morreu Augusto César. Viva Augusto Cesar!
Bahia

Brejinho

Brejinho dos Cocais

Pernambuco

Barra de São Pedro/PE

Vila do Café

Belém do Maranhão

Maranhão

Maracanã/MA

Barra de São Pedro/PE

Brejinho dos Cocais/MA


Marabá/PA

Marabá  Viseu/PA

Em frente ao Palácio da Alvorada

Mensagem ao Brasil

Lagoa Preta

Lagoa Preta

Dando o nosso recado

Pernambuco na luta

Maranhão na luta

Itupiranga, Xinguara, Viseu/Pará

São Paulo


Guerreiros da luta pela emancipação

Guerreiros

Guerreiros na luta pela criação de municípios no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário