domingo, 26 de abril de 2020

CORONA VÍRUS: Cumprir com os protocolos de proteção é fundamental



CORONAVÍRUS: Saiba quando procurar ajuda
Uma das maiores crises do sistema de saúde mundial dos últimos anos, o Coronavírus, também chamado de COVID 19, tem tirado a tranquilidade de muita gente. Governos, órgãos mundiais de saúde, sociedade, todos vêm se unindo para desenvolver as melhores formas de enfrentar essa pandemia, que teve origem na China e vem assombrando o mundo.
Essa crise revelou uma das faces mais vergonhosas de nosso país. A fragilidade do sistema de saúde. Nossos hospitais não possuem a menor condição de enfrentar um problema de característica pandêmica. Esse problema que escandaliza as grandes cidades, mostra a realidade cruel e desumana nas cidades de menor porte.
A rede privada enfrentou um congestionamento sem precedentes. A rede privada que antes já viva a imagem do caos, hoje revela uma imagem dantesca.
O quadro se desenha com as tintas mais cruéis que se pode imaginar: Hospitais sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI (o mínimo necessário), insuficiência de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoal de apoio, medicamentos, insumos básicos para atendimento ambulatorial, são chagas do sistema de saúde no Brasil.
Diante desse cenário de terra arrasada, encontramos verdadeiros heróis da administração pública. Prefeitos de pequenos municípios que lutam com uma carência sem limites, “fazem das tripas coração”, para manter seus municípios livres ou com incidência mínima de casos de contaminação.
Boletins expedidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará revelam que nossa região apresenta o seguinte quadro epidemiológico: Augusto Correa (6), Bragança (13) Capanema (13), Viseu (1).
Viseu apresenta o menor índice de ocorrências em toda a região. Esse quadro nos dá a certeza de que ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde –SEMUS/Viseu aliadas à colaboração da comunidade vem dando certo. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo município, devido pela precariedade do sistema de saúde da região e principalmente do município de Viseu, que conta somente com o Hospital da Bem-Aventurança, que é mantido por uma entidade religiosa e opera em regime de convênio com o município.
Complementado a retaguarda de saúde do município hoje Viseu conta com um elevado número de Unidades Básicas de Saúde têm sido inauguradas e reinauguradas em todo o município: Braço Verde (inaugurada), Açaiteua, Cidade Nova e Piquiateua (reinauguradas).
UBS Braço Verde
UBS Açaiteua 
UBS Cidade Nova 
UBS Piquiateua

Aliado a isso, tem as campanhas promovidas pela prefeitura, para a distribuição de cestas básicas e kit limpeza, distribuídas às famílias que possuem alunos matriculados na rede pública e para famílias carentes do município. (imagens)
Um ponto   favorável a administração do prefeito Isaias Neto, que mostra perfeita sintonia com os problemas da comunidade, mostrando a fase humanitária de seu governo.

AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVIRUS: Como proceder
SAIBA QUANDO PROCURAR AJUDA
CORIZA: Fique em casa
CORIZA + FEBRE: Fique alerta em casa
CORIZA + FEBRE + TOSSE: Procure uma unidade de saúde
CORIZA + FEBRE + TOSSE + FALTA DE AR: Procure o serviço de urgência
Siga o protocolo médico 
UM CASO QUE NÃO É DE VISEU
Estatística informada no último sábado mostraram mais um caso ocorrido em Viseu. As autoridades sanitárias do município trataram logo prestar a informação adequada. Apesar da pessoa atestar positivo para o vírus, ela apesar de ser filha de Viseu, reside na capital do Estado. Portanto, não pode e nem deve ser computada como um caso de Viseu. A SEMUS/Viseu prontamente esclareceu a situação. 


Informativo da Prefeitura de Viseu








Nenhum comentário:

Postar um comentário