segunda-feira, 20 de abril de 2020

VISEU/COMBATE AO CORONAVÍRUS: A eficácia das barreiras sanitárias

Onde você quer estar amanhã? 


Vejo com muita a preocupação a proliferação de barreiras nas estradas que levam às vilas do Município de Viseu. São inúmeras espalhadas nas entradas das vilas.
A Prefeitura de Viseu quando começou a desenvolver ações visando conter o avanço da pandemia no município o fez obedecendo os protocolos médicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde/Ministério da Saúde/Secretaria de Estado de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde.
Decretos publicados nos diversos níveis da administração pública orientam medidas de prevenção ao avanço do coronavírus.      
Dentre essas medidas a SEMUS/Viseu determinou que barreiras sanitárias fossem montadas na entrada das Vilas de maior concentração urbana. As ações tiveram o resultado esperado. Até agora não existe nenhum caso confirmado de contaminação pelo coronavírus.  O caso isolado ocorrido com a senhora de idade avançada que aconteceu ontem ainda está enquadrado no caso dos suspeitos. Somente após a liberação do resultado do exame do material coletado e encaminhado ao Laboratório Central do Estado do Pará – LACEN, é que poderemos ter a confirmação ou não do contágio.
É prudente que as pessoas continuem a obedecer às orientações da SEMUS.
Notícias vindas de várias partes do município informam que a comunidade está montando barreiras improvisadas com a finalidade de impedir a entrada de pessoas estranhas às vilas. Essas barreiras são importantes, porém, devem ser realizadas sob rígido controle de equipes compostas por profissionais de saúde. A aglomeração pura e simples de pessoas sem o menor preparo para cumprir os protocolos médicos pode prejudicar ao invés de ajudar.
Existem muitas pessoas que estão querendo voltar para casa. Impedi-los não é a solução. O ideal é que essas pessoas que estão se dispondo a colaborar com os profissionais de saúde que estão operando nessas barreiras mantenham sob vigilância os recém-chegados. Teria um resultado muito mais eficaz.
Devemos ter em mente que esse quadro pandêmico nos coloca em três situações:

ISOLAMENTO: Pessoa que testou positivo para o COVID 19;

QUARENTENA: Pessoa que esteve em contato com alguém que teve o vírus e está aguardando para ver se tem os sintomas; e

DISTANCIAMENTO SOCIAL: Pessoa que está fazendo sua parte para reduzir o risco de transmissão.

Agora você já sabe distinguir uma coisa de outra. Pratique o DISTANCIAMENTO SOCIAL, para não cair em QUARENTENA e acabar em ISOLAMENTO.
Saia da Rua. Permanecer com essas barreiras improvisadas sem condições de praticar os protocolos médicos é colocar em rico maior toda uma comunidade. A aglomeração de pessoas sem os Equipamentos de Proteção Individuais - EPIS necessários aumenta ainda mais o nível de transmissão e contaminação. Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário