sexta-feira, 10 de abril de 2020

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO BRASIL: Movimento emancipalista brasileiro perde uma grande estrela

Augusto César e a bandeira do Movimento Pró Emancipação Maranhense

Augusto César, líder emancipalista que faleceu hoje, 10.04.2020, defendeu com muita garra a emancipação do seu distrito de Coque, no município de Vitória do Mearim, Estado do Maranhão. Ali nasceu uma caminhada que percorreria todo o Brasil levando sua mensagem de luta pela criação de municípios.

Quando pensamos na organização do movimento emancipalista em caráter nacional, no I Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas realizado em março de 2015 no distrito de Jurema, município de Caucaia/CE, Augusto César ali compareceu. Em um discurso inflamado externou seu pensamento sobre a iniciativa do Movimento Emancipa Brasil. Ele era contra. Existia uma organização nacional, a UBDMU.
Ali nascia uma divergência que em alguns momentos dominou o discurso nos meios emancipalistas. Porém, se havia divergências, havia muito respeito entre nós. E a prova maior desse respeito foi dada nem um evento promovido pelos emancipalistas maranhenses, realizado no auditório do Palácio Manoel Beckman, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Palácio Manoel Beckman
Naquele evento os emancipalistas regionais entregaram ao presdiente da Comissão de Assuntos Regionais, deputado Dr. Yglésio, Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propunha a aprovação da Lei de Criação de Municípios no Estado do Maranhão. Referido Projeto de Lei foi acompanhado de um abaixo assinado com 45 mil assinaturas.
Deputados recebendo o Projeto de Lei de Iniciativa Popular
Para esse evento o Augusto César me endereçou um convite para participar da entrega solene do Projeto de Lei de Iniciativa popular. Para provar que haviam divergências e não inimizades, compareci ao evento, que contou com boa frequência de emancipalistas do Maranhão.
Vejam nas imagens alguns momentos do evento.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário