sábado, 23 de janeiro de 2021

CARUTAPERA: Participando dos festejos em homenagem a São Sebastião

Carutapera: Nave da Matriz de São Sebastião 

Sou nascido na Vila de Santo Antonio, município de São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó, Estado do Pará. O Padroeiro de minha cidade natal também é São Sebastião.

Foi em um dia 20 de janeiro que o destino quis que deixássemos nossa cidade natal rumo a Capital do Estado, em um remoto dia 20 de janeiro do ano de 1992, há exatos 58 anos trás.

Algum tempo depois, tive a honra e o orgulho de ser secretário municipal de São João de Pirabas. Na cidade de São João de Pirabas, cultua-se São Sebastião, não como o Santo Guerreiro, mas como o Rei Sebastião, que pela sua encantaria, está presente na Praia da Fortaleza, onde tem seu templo.

No último dia 20/01, fui até Carutapera, no município do Maranhão. Naquele dia a cidade homenageava seu padroeiro, o Santo Guerreiro. Depois de uma forte chuva na região, que chegou a atrasar o início da procissão, consegui viajar de Viseu até Carutapera.

A viagem entre os dois municípios, que se situam na região Gurupi, localizados às margens do Rio de mesmo nome, que separa os Estados do Pará e do Maranhão, é feita em lanchas voadeiras, com capacidade para até doze pessoas. Uma viagem de pouco mais de 20 minutos.

A festividade da padroeira do povo de Carutapera é um evento religioso que costuma atrair grande multidão. Neste ano, por conta da segunda onda de proliferação do Coronavírus, a afluência de público foi bem pequeno. As poucas pessoas que acompanhavam a procissão estavam todas de máscaras (sem esse equipamento de proteção eram pouquíssimas pessoas). A praça da Matriz de São Sebastião, que nos anos anteriores ficava tomada de devotos, naquela noite, sem aglomerações, respeitando o distanciamento, portando máscaras, os fiéis devotos de São Sebastião assistiram Á missa campal celebrada por Arcebispos, Bispos e Padres.

Missa Campal 

Apesar de todos os problemas a celebração foi cercada de muita emoção.

Que São Sebastião guarde e proteja as famílias de Carutapera, e que no próximo ano a época de sua homenagem, a vida no mundo tenha voltado ao normal. 

Ao lado da imagem do Santo Guerreiro

Com Elzineth Guerra




Nenhum comentário:

Postar um comentário