sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

VISEU: A homenagem que falta ao grande jurista filho de Viseu. Devolvam seu busto para o lugar de onde não deveria ter saído!

 

Dr. Mariano Antunes de Souza: Um dos mais ilustres filhos de Viseu

QUEM FOI O DR. MARIANO ANTUNES?

Por Mariano Antunes*

Mariano Antunes de Souza, patrono da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, na cidade de Viseu, Região Nordeste do Pará, nasceu em Viseu no dia 01 de dezembro de 1876 e faleceu em 20 de outubro de 1960, em Belém, na capital do Estado do Pará.

Mariano Antunes de Souza: Viseuense de nascimento

Filho do português José Antunes, natural da freguesia de Leixões e da viseuense Maria Pantoja Antunes, foi aluno interno da Congregação Francesa. Ao receber autorização para passar seis meses com a família antes de buscar a ordenação em Marselha, conheceu a prima   Apolonia Campos de Queiroz com quem casou em 1897. Da união nasceram 11 filhos, mas somente três filhas chegaram a idade adulta: Mariana, Rosa e Maria Cottas.

Depois de deixar o convento ficou a administrar os bens da família até o ano de 1905 quando, a pedido da mãe, resolveu fazer o curso de Direito. Na época não existia o curso no Estado do Pará. Migrou para o Nordeste. Frequentou por dois anos o Curso de Direito em Fortaleza, Ceará. Mais dois anos na Faculdade de Direito na cidade de Salvador, Bahia. E, finalmente, terminou seu Curso na Faculdade de Direito de Recife, onde se diplomou. Foi aluno da primeira Turma do Curso de Direito daquela Faculdade.

Comprovante de matrícula


Formado e de volta ao Pará, fixou residência em Belém. Ingressou na vida pública como Chefe de Polícia, no governo de Dionísio Bentes. Como Magistrado esteve nas Comarcas de Igarapé Miri, Marapanim e Maracanã, até chegar na Comarca da Capital.

Dr. Mariano Antunes de Souza

Por não se curvar a tirania do interventor Magalhães Barata recebeu, como a punição, a transferência para cidade de Macapá, onde permaneceu até ser reconduzido por força de decisão judicial a sua Comarca de origem.

A prima e mulher Apolônia morreu em 1940. Depois ele conheceu a professora Marta Ramos Lisboa com quem casou, em 1942. Ele com 67 anos e ela com 31. Da nova união nasceram Manoel, que morreu dois dias depois do nascimento, Mariano, Marta Inês, José Bruno e Antonio.

Com pouco mais de cinco anos da nova união, nova viuvez abalou o seu emocional e ele não procurou ter outra parceira física sob a alegação de não dar madrasta aos filhos.

Mariano sempre se destacou pelo saber. Foi o primeiro jurista brasileiro a propor a criação do Sistema Penitenciário em Albergue. Autor do livro "Penas e Sistemas Repreensivos". Alguns juristas, entre eles Gustavo Barroso, destacam o dr. Mariano Antunes como o grande nome do judiciário brasileiro na década de 20, do Século passado.

Pela sua profícua atividade judicante recebeu várias homenagens em nosso Estado do Pará: O Fórum de Marapanim, a Penitenciária de Marabá e o Grêmio Cívico do Lameira Bittencourt, em Castanhal, todos ostentam seu nome em suas fachadas.

Como ilustre filho de Viseu, teve seu nome perpetuado em um dos mais importantes estabelecimentos de ensino do município: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes. Essa escola foi recentemente revitalizada e ampliada, ganhando modernas instalações e novos equipamentos para suas atividades escolares extraclasse.

Educação de qualidade em Viseu:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes
Imagem: ASCON/Viseu

A propósito, pedimos ao excelentíssimo senhor prefeito do município de Viseu, Isaias Neto, a Secretária de Educação, Ângela Lima e ao Secretário de Cultura, Adenilton Monteiro, que avaliem a possibilidade da colocação de um busto do patrono, que pode ser afixado na parede frontal da Escola, na área onde possui um belo jardim, podendo em sua inauguração, convidar a família do ilustre laureado, todos eles residentes em Belém, Capital do Estado do Pará. Seria a coroação da justa homenagem que o município de Viseu presta ao seu ilustre filho, Dr. Mariano Antunes, pelo seu notório saber jurídico.

Com a palavra o prefeito Isaias Neto e seus secretários de Educação e de Cultura.

 

*Texto de Mariano Antunes, filho do homenageado, com pequena colaboração do autor do blog. 

* Imagens do Dr, Mariano Antunes de Souza cedidas pelo professor Hamilton Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário