quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS E AS AÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS: Nosso povo abandonado à própria sorte

 

AMAZONAS: Insumos para o combate ao Coronavírus
Imagens: https://www.paho.org/pt/brasil 

Autoridades sanitárias de municípios brasileiros batem cabeça na adoção de medidas de avanço do Corona. Na primeira onda do COVID-19, como já se se denomina os momentos delicados que atravessamos, vimos vários Estados e Municípios Brasil afora adotarem as mais variadas estratégias, visando proteger a sua população.

Lamentavelmente, também assistimos que vários governadores e prefeitos, aproveitando-se do momento delicado, cometeram algumas irregularidades. Vários são os gestores que já foram denunciados pelo Ministério Público e, possivelmente, terão que prestar contas desses supostos atos falhos.

Nossa Região Norte possui dimensões continentais. Possuímos casos emblemáticos, como o do Distrito de Cachoeira da Serra, no município de Altamira, reconhecidamente o Distrito que guarda a maior distância que o separa da sede do Município. Temos o distrito de Moraes Almeida em Itaituba, que dista 300 km da sede do município. O Município de Ipixuna, tem as localidades de Vila Genésio e Campos Belo, que ficam a quase 400 Km da sede do município. Para se chegar a essa localidade precisa atravessar todo o município vizinho de Tomé Açu, pois não existe estrada interna que possibilite essa integração.

Historicamente regiões afastadas do centro administrativo do município. Essa uma das principais razões que levam muitos distritos a buscarem sua emancipação político-administrativa.

A situação de abandono administrativo que vivem essas regiões dificulta sobremaneira a atuação os órgãos de saúde. Como consequência notamos a dificuldade que a populações desses rincões tem para receber a atenção dos órgãos de saúde de seus municípios.

Ainda por cima a dificuldades que vereadores de alguns municípios encontram para fiscalizar as ações das Secretarias de Saúde de muitos municípios, revela que as coisas não estão sendo conduzidas à contento.

Enquanto isso as populações desses Distritos padecem com o abandono.

Então para mudar essa situação temos hoje no Estado do Pará, 55 (cinquenta e cinco) Distritos que almejam se transformarem em novos municípios.

Transformar esses Distritos em municípios, traria mais para perto do seu povo as decisões de governo, as políticas públicas, as ações de saúde e mais dignidade para os cidadãos que vive essa dificuldade.

A segunda onda do Coronavírus, parece estar muito forte. Notícias que nos chegam, principalmente do vizinho Estado do Amazonas são alarmantes. Mesmo as grandes cidades estão enfrentando sérias dificuldades para tratar os pacientes infectados. Transportemos essas dificuldades para as Vilas de Povoados dos mais distantes rincões.

Por essas e outras razões que nossa pela criação de municípios no Brasil não luta não pode parar.

A luta é mais do que justa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário