sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

CRIAÇAO DE MUNICÍPIOS NO BRASIL: Agenda política não contempla os anseios do Movimento Emancipa Brasil

 

Com o deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Autor da PEC 093/2007

No último dia 03/02, o presidente Jair Messias Bolsonaro compareceu à abertura do ano legislativo, em Brasília, onde entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Artur Lira (PP/AL) e do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), a pauta de prioridades do Governo para votação de matérias que tramitam nas duas casas legislativas de nosso País.

Analisando a pauta proposta (https://antoniopantoja.blogspot.com/2021/02/criacao-de-municipios-no-brasil-confira.html), verificamos que a matéria de interesse do Movimento Emancipa Brasil, não faz parte da agenda proposta pelo presidente aos dois presidentes das Cassas Legislativas brasileiras.

Tramitam na Câmara dos Deputados matéria de interesse dos emancipalistas, que visam a regulamentação do artigo 18, parágrafo 4º, da Constituição Federal:

a)       PLP 137/2015 – de autoria do ex-senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA); e

b)      PEC 143/2015 – de autoria do deputado federal Danilo Fortes (PSDB/CE), apenso a PEC 093/2007 – de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE).

O PLP 137/2015, apesar de já ter seu Relatório Final aprovado em Comissão especial da Câmara dos Deputados criada especialmente para esse fim, presidida pelo deputado federal Hélio Leite (DEM/PA) e pelo ex-deputado federal Francisco Chapadinha (PA), tendo na relatoria o deputado federal Carlos Gaguim (DEM/TO), a matéria que tanto interessa ao Movimento Emancipa Brasil nem foi cogitada pelos poderes constituídos para compor a agenda prioritária de votações.

Desde a edição da EC 15/96, de autoria do deputado federal Cesar Bandeira, foram inúmeras as marchas que fizemos em Brasília, tentando sensibilizar o Congresso Nacional. Apesar de reunirmos grupos expressivos para dialogar com as duas casas legislativas, Câmara e Senado Federal, nunca obtivemos resultados satisfatórios. Fizemos muito barulho e nem assim fomos ouvidos.

Hoje o Estado do Pará deu um forte passo em direção da criação de municípios no Brasil. A realização da Consulta Plebiscitária realizada simultaneamente com as eleições de novembro de 2020 no município de Itaituba/PA, nos mostrou dois fatos cristalinos:

a)       Podemos realizar plebiscitos ao amparo de decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que ao jugar o RESPE 28.560/RO;

b)      Fazer plebiscitos é possível, pois o resultado do Plebiscito sobre a emancipação do Distrito de Moraes Almeida, em Itaituba/PA, já teve seu resultado homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE e encaminhado para o Tribunal superior Eleitoral para homologação, cumprindo ritos da lei pertinente.

Seguir essa corrente deveria ser o modus operandi a ser adotado pelo Movimento Emancipa Brasil. Outros Estados fazendo o mesmo que foi feito no Pará, conseguiríamos criar nossos municípios com as nossas próprias leis estaduais.  Decisão nesse sentido foi construída pelo Superior Tribunal Federal – STF, ao julgar no final do ano de 2019, a ADI 3799/MT.

 

Brasília: Com o deputado Carlos Gaguim (DEM/TO), relator do 


Brasília: Com om deputado Vavá Martins (PA)

Brasília: Com  o deputado Joaquim Passarinho (PSD/PA)
e Alice Andrade, diretora de Comunicação da CONFEAB
MARABÁ/PA: Seminário PLP 137/2015:  Ultimo encontro pré-aprovação
do relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados. 

Líderes Emancipalistas do Brasil na Câmara dos Deputados 
Brasília: Com líderes Emancipalistas do Estado de São Paulo 

Visita ao deputado Cristiano Vale (PL/PA), na companhia dos Emancipalistas:
Richard Rodrigues (Mosqueiro/PA), Clayton Leite e Jô Gomes (SP)  




Nenhum comentário:

Postar um comentário