sexta-feira, 12 de novembro de 2021

REFLEXOS DO SEMINÁRIO AMAZÔNIA IN LOCO: Agregando valores para promover a sustentabilidade


Vice-presidente General Hamilton Mourão, no encerramento
do seminário Amazônia in Loco

Existe uma nova preocupação no mundo que é a questão da sustentabilidade, algo que passou a ser discutido realmente nos últimos 30 anos, com a Conferencia Rio 92”, disse o vice-presidente em um breve pronunciamento.

Segundo ainda o vice-presidente, o seminário foi a divulgação da mais pura realidade amazônica sem filtros ideológicos ou paixões momentâneas. Temos de ser objetivos e pragmáticos. Durante seu breve discurso, o general Hamilton Mourão celebrou fatos que ele acredita que mereçam ser sempre lembrados positivamente pela comunidade internacional, como a matriz energética brasileira, majoritariamente de origem renovável, na figura das hidrelétricas e também nos altos investimentos em inovação tecnológica que são feitos no setor da agricultura brasileira.

Matéria publicada no Jornal O Liberal, Coluna Reporter70, edição desta sexta feira, destacou que durante o seminário Amazônia in Loco, no lançamento o projeto “Sustenta e Inova”, uma informação despertou a atenção dos participantes: a de que é possível quantificar, pelo menos de forma aproximada, o valor em reais, da Amazônia, incluindo natureza, riqueza, serviços ambientais prestados, sequestro de carbono, oferta de água, polinização das espécies e sociobiodiversidade para o planeta. Esse valor seria em torno de 7 trilhões de reais por ano, uma riqueza considerável, ainda mais se considerar o estado de pobreza da maioria da população que habita a região.

O projeto Sustenta e Inova é financiado pela União Europeia e é realizado desde julho deste ano, pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) do Pará, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental e outras organizações. Em quatro ano o projeto vai receber 4,65 milhões de euros, cerca de R$ 28 milhões de reais, para cumprir a missão de impulsionar os pequenos negócios, o que já acontece na Região do Marajó, por meio de financiamentos e outros incentivos para a produção de açaí.

A lição deixada por esse seminário para o estado do Pará, ao meu ver, é de que precisa haver um maior comprometimento dos diversos seguimentos da sociedade com ênfase para a atuação dos governos municipais no ordenamento da economia de seus municípios.

Excetuando-se a Região do Carajás, onde a economia tem como vetor de sustentação a mineração, nos demais municípios paraenses, apresenta-se um campo muito favorável para o desenvolvimento de uma economia verde, que pode agregar valores com uso racional do bioma de cada região.

O recorte mencionado acima, destaca “que é possível quantificar, pelo menos de forma aproximada, o valor em reais, da Amazônia, incluindo natureza, riqueza, serviços ambientais prestados, sequestro de carbono, oferta de água, polinização das espécies e sociobiodiversidade para o planeta”. Portanto, é planejar para buscar a implementação de políticas que possibilitem a exequibilidade desse estágio, que poderá resultar na melhoria de índices de pobreza que assolam a nossa região, principalmente a região do Marajó, faixa territorial do Estado onde se localizam os Municípios de menor índice de IDH de nosso país.

Focar a discussão da Amazônia Ontem, Hoje e Amanhã - Bases para informar e cooperar, tema de um dos painéis do seminário, será fundamental para o avanço em direção de um futuro diferente para a Região Amazônica e também para o planeta.


Amazônia: Ontem, Hoje e Amanhã
Bases para informar e cooperar

FADDEPA/CONFEAAB estiveram representadas no Seminário Amazônia in Loco por seu presidente, Antonio Pantoja e por sua Diretora Institucional Dra. Dayara Aires de Souza

Antonio Pantoja (presidente) e Dra. Dayara Aires de Souza, (Diretora Institucional), 
representando a FADDEPA/CONFEAB no Seminário Amazônia in Loco


Imagens: Acervo da FADDEPA/CONFEAB

Um comentário:

  1. Titanium Hammer | The Tithrob | Titanium Art - Titanium Arts
    Titanium Hammer | Titanium Art · Tithrob. Tithrob · Tithrob titanium watch · Tithrob · Tithrob · Tithrob · Tithrob · Tithrob. Tithrob · titanium nipple barbells Tithrob · Tithrob · benjamin moore titanium Tithrob · Tithrob. Tithrob · ceramic vs titanium curling iron Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. Tithrob. titanium wood stoves Tithrob.

    ResponderExcluir