domingo, 28 de novembro de 2021

VISEU: Conferência Municipal de Educação e os Indicadores de aprendizado (Prova Brasil) e fluxo (aprovação) por escola do Município

 

VISEU: II Conferência Municipal de Educação 

Dados de 2019 revelam o seguinte quadro na educação de Viseu, nas escolas do Município. O quadro mostra escolas em situação de alerta ou atenção, ou devem manter ou podem melhorar o IDEB. Para maiores informações acesse o link: https://qedu.org.br/cidade/3441-viseu/ideb/ideb-por-escolas

Das 48 escolas avaliadas no Município de Viseu, apenas uma (01) escola apresentou um desempenho satisfatório com o conceito MELHORAR (ou manter esse nível, é um bom indicativo: Escola Municipal de Ensino Fundamental Boca da Cibrasa, no Distrito de Fernandes Belo.

Abaixo o Quadro por nível de desempenho das demais escolas:

1.       Quinze escolas, estão em nível de ATENÇÃO, o que significa que precisam melhorar o desempenho de seus alunos.

2.       Dezessete escolas de Viseu, segundo o relatório do IDEB/2019 apresentam nível de ALERTA. O sinal vermelho, indica que a educação precisa melhorar sensivelmente no município.

3.       Outras quinze escolas estão ZERADAS, significando que seus dados não foram avaliados.

Aos senhores professores coordenadores de polos e a senhora secretária de educação, expliquem a sociedade, o por que é que que essas escolas não estão sendo avaliadas pelo IDEB?

Temos feito boas referências à Secretária Municipal de Educação, Angela Lima, pelo trabalho que desenvolve no Município, especialmente no que e refere a melhoria na estrutura física das escolas. Mas, só isso, não basta. Os índices revelados pelo IDEB/2019, demonstram claramente que a educação em Viseu não está bem.

Secretária Municipal de Educação: Ângela Lima

Neste final de semana foi realizada a III Conferencia Municipal de Educação do Município de Viseu. A mídia social mostrou uma festa muito bonita. Todos os presentes usando camisas promocionais do evento. Notou-se a ausência do prefeito (estava em um evento mais rentável politicamente), que foi substituído pelo seu vice-prefeito, Frankiln Souza. Vários secretários estiveram presentes, vários profissionais da educação também compareceram ao evento. Não vi nenhum vereador, considerando o fato de que na Câmara Municipal temos professores e uma vereadora, aliás, já foi até Secretária de Educação do Município. Será que nossos parlamentares não têm com o que contribuir para a melhoria da educação do Município de Viseu? 

Um time de profissionais da Educação 

Observando as publicações nas redes sociais, percebemos que a sociedade civil se fez ausente nesse importante evento. Nenhuma entidade de classe, das muitas que existem em Viseu. Em algum local nas páginas sociais da Prefeitura de Viseu, justifiquei minha ausência por estar em outro evento de relevante interesse para o Distrito de Fernandes Belo, e por que não dizer para Viseu, pois naquele evento estava sendo tratado assuntos referentes às eleições 2020. Minha estranheza residia no fato de que, naquela conferencia, estavam sendo tratados assuntos referentes à educação no Município, temas que podem,  no futuro, e no presente já começar a impactar na melhoria do ensino do Município de Viseu.

Aspectos da III Conferência Municipal de Educação 

Os indicadores de qualidade do ensino no Município de Viseu são preocupantes. Em alguns casos acendem a LUZ AMARELA e em outros a LUZ VERMELHA e outros a ausência de dados (uma hipótese, no melhor dos cenários). 

O mais preocupante e o caso das escolas que aprecem no relatório na condição ZERO-SEM DADOS, podem induzir duas linhas de pensamento: 1. O desempenho dos alunos dessas escolas está nulo, o que chega a ser preocupante; e 2. As informações não estão sendo repassadas pelos responsáveis por essas escolas ou mesmo pela Secretaria de Educação, o que seria muito mais preocupante ainda.

Essa Conferencia Municipal de Educação teria o condão de promover ou indicar uma mudança no rumo das coisas. Porém, a ausência da Sociedade Civil, dos representantes da Câmara de Vereadores do Município, nesse acontecimento, chega a preocupar, afinal, EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA.


Imagens: ASCOM/Prefeitura de Viseu  

Nenhum comentário:

Postar um comentário