quinta-feira, 11 de novembro de 2021

VISEU: As lições do seminário Amazônia in loco

 

Seminário Amazônia in  Loco 
Olhando o futuro de Viseu  

O seminário Amazônia in loco contou a participação de representantes de onze (11) países. Promovido pela Eurocâmaras Brasil, Câmara de Comércio da Finlândia no Brasil (Finncham Brazil) e Câmara Oficial Espanhola de Comercio no Brasil. A questão ambiental é um tema central na agenda de todos e, dentro dela, a Amazônia vem ocupando um lugar de destaque. Para que se possa discutir esse tema, nada melhor do que organizar um seminário com a participação de autoridades, diplomatas, empresários e experts e realizá-lo em loco, na porta de entrada da Amazônia brasileira, o Estado do Pará.

Um tema prendeu minha atenção: A Bioeconomia. O Município de Viseu localiza-se em uma Região possuidora de um riquíssimo bioma, porém, não se percebe nenhuma atividade planejada, coordenada, executada pelo poder público em busca de mudar esse paradigma. O executivo não promove ações nesse sentido. O legislativo não demonstra a menor preocupação em legislar e aprovar normas que possibilitem o desenvolvimento de ações dessa natureza. A propósito, para que serve o Legislativo de Viseu?

A informação é útil e necessária para a escolha de caminhos 

Os poderes constituídos no Município de Viseu, vivem ao largo desse de iniciativa, sem demonstrar um olhar preocupado com a sustentabilidade da Região.

Não precisa ir muito longe. Basta retornar para os últimos quatro governos que administraram o município e ver que ao longo desses anos, vários prefeitos, com diferentes perfis se sucederam nessa missão: Dra. Astrid Cunha, Engenheiro Alfredo Amin, Cristiano Vale e atualmente Isaias Neto.

Desses quatro diferentes governos, apenas no último, certa vez, mostrou uma preocupação com a geração de emprego e renda no município. Criou a Sala do empreendedor. Mas, desde o início, a iniciativo mostrou que aquela ação não passava de um “balão de ensaio”. Como pensar em empreendedorismo se na abertura da sala não se convidou para o evento nenhum dos agentes de fomento à produção. Por isso, não passou de uma pirotecnia administrativa.

Aliás, é corrente, hoje, observarmos administrações midiáticas. Uma postagem nas redes sociais, uma foto para colocar na parede, é o instrumento mais utilizado por muitos dos atuais administradores de municípios. E no dia seguinte? O que acontece? Nada!

Lamentavelmente a sociedade é mera observadora. As administrações se mostram confortáveis diante do quadro. Não existe fiscalização para seus atos. Por isso fazem do jeito que querem. Não do modo ideal.

Muitas ações, se tivermos o cuidado de voltar um pouco no tempo, não passam de engodo, de mentiras, de “fogo de palha”. Não se sustentam. Foram feitas no calor da emoção. E fica por isso mesmo. Não existe fiscalização.

A Câmara de Vereadores que teria o papel de fiscalizar os atos do executivo, em muitos Municípios, não passa de um apêndice do Executivo. Só faz o que prefeito quer. Para comprovar isso, basta acessar o Portal de uma Câmara de Vereadores espalhadas Brasil afora e constatar a inutilidade dessas estruturas. São poucas as Câmaras que efetivamente cumprem seu papel. Ao acessar esses portais percebemos que a produção legislativa no exame de matérias de interesse do legislativo é mínima. Todos vem recheados de requerimentos ao executivo (e o executivo sequer acusa o recebimento dessas matérias – será se a mesa da Câmara encaminha esses requerimentos para o poder executivo?). A maioria das matérias aprovadas (para não dizer a totalidade) são de interesse do executivo. Mas isso merece matéria especial.

Fica difícil pensar em geração de emprego e renda em um Município se não percebemos nenhum tipo de planejamento nesse sentido. Falo de planejamento, não de fotos e imagens. Foto por foto, eu tiro com qualquer autoridade, até com o presidente da República. Queremos ver ações efetivas. 

Esse seminário Amazônia in Loco, deixou uma grande lição! 






Antonio Pantoja

Presidente da Comissão Municipal do PDT/Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário