sexta-feira, 19 de junho de 2020

DISTRITO DE FERNANDES BELO: Em parceria com a Prefeitura de Viseu, FADDEPA busca melhorar o desempenho da agricultura no Distrito

Buscando novas parcerias: Reunião com o presidente do SistemaOCB
e representantes da TI & JURIS Soluções Tecnologicas 
CLIMA/AGRICULTURA
A agricultura paraense continua mostrando seu potencial, produzindo safras maiores a cada ano – 2,4 milhões de toneladas em 2019 – e se tornando o 13º maior produtor do País. A mandioca continua sendo o carro chefe da produção, mas, mesmo assim, não atende à demanda da indústria e casas de farinha, que acabam adquirindo o produto do Nordeste. Os produtores, porém, insistem que a deficiência na titulação de terras, a falta de linhas de crédito e de assistência técnica são os principais entraves do setor (Jornal O Liberal, de 18.06.2020, coluna Reporter70).

CRIANDO DISTRITOS AUTO SUSTENTÁVEIS
A Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Pará – FADDEPA, criada com a finalidade de coordenar o processo de criação de municípios no estado do Pará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viseu, vem desenvolvendo esforços no sentido de organizar a Associação dos Pequenos Produtores de Fernandes Belo, um distrito do Município de Viseu Região Nordeste do estado do Pará.
Organizando a produção no distrito, consequentemente estaremos criando condições para que a Região, que luta pela sua emancipação político-administrativa, se torne autossustentável, com uma economia sólida, apoiada no aproveitamento racional de seu potencial.
Além das ações no setor agrícola é pensamento da FADDEPA também desenvolver ações voltadas para o setores pesqueiro, pecuário e turismo. O distrito de Fernandes Belo, por sinal, possui um dos maiores potenciais turísticos da Costa Atlântica, representados pela Praia do Apeú Salvador e pela Serra do Piriá.

DINAMIZANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE VISEU
Com a finalidade de dinamizar a produção agrícola no município, a Prefeitura de Viseu no intuído de promover a modernização na atividade agrícola no Município, através da Lei nº 525/2019, de 05.11.2019,  instituiu o PROGRAMA VISEU AVANÇA NO CAMPO. Esse programa se realizará através de ações nas seguintes formas de atuação:
I – Mecanização da terra para plantio de feijão e mandioca;
II – Preparação de áreas e tarefas;
III – Apoiamento das famílias de agricultores;
IV – Limpeza de área bruta;
V – Distribuição de mudas;
VI – Ministrações de cursos de qualificação e capacitação na área rural;
VII – Apoiamento para realização do cadastro ambiental rural – CAR;
VIII – Apoiamento para o planejamento da comercialização dos produtos e educação financeira.

A BUSCA DE OUTRAS PARCERIAS
Hoje pela manhã estivemos reunindo com o presidente do SistemaOCB, Ernani Rayol, buscando parceria para dinamizar ainda mais o sistema de produção agrícola do Distrito de Fernandes Belo. O cooperativismo é hoje considerado com um dos mais importadores geradores de mão de obra e de renda, sem contar com a importante apoio para o pequeno produtor reunido em cooperativas. Essa organização sem dúvida alguma resultará em uma melhor qualidade de vida para os membros desse importante setor da produção agrícola do município.
Essa reunião também teve a participação dos senhores Marco Aurélio, Dr. Anderson de Jesus, Suamir Paes e Cláudio Santos, representantes da empresa  TI & JURIS Soluções Tecnológicas. 

O AGENTE FINANCEIRO PARA ESSA MUDANÇA
O Banco da Amazônia, o maior operador de linhas de crédito para o setor, através de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, pode ser o grande financiador dessa atividade. Mas, para isso, precisamos organizar os produtores para que os mesmos ganhem a condição necessária para se habilitar a essas formas de financiamento da produção.

OBSTÁCULOS PARA CHEGAR A ESSA CONDIÇÃO
1.       Falta de organização dos produtores;
2.       Necessidade de regularização das propriedades rurais;
3.       Carência de Sementes e mudas de qualidade;
4.       Construção de casas de farinha;
5.       Assistência técnica;
6.       Identificação de mercado;
7.       Transporte e comercialização da produção

COMO VENCER ESSES OBSTÁCULOS?
A utilização das ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Viseu no sentido de buscar a necessária identificação dos entraves burocráticos para a regularização das propriedades e obtenção de financiamentos que venham favorecer o incremento da produção agrícola no Distrito de Fernandes Belo, assim como em todo o município de Viseu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário