terça-feira, 23 de junho de 2020

DISTRITO DE FERNANDES BELO: Giz, de atrativo turístico para Caldeirão do Coronavírus

Boletim Epidemiológico Diário - divulgado às 22:25 horas de 22.06.2020

O último Boletim Epidemiológico Diário divulgado ontem, 22.06, pela SEMUS/Viseu informa que até aquele momento já tinham sido confirmados 19 óbitos, vítimas do Coronavírus no Município de Viseu.
O Giz, muito conhecido pela sua beleza e um excelente atrativo turístico do Distrito de Fernandes Belo, porta de entrada para a Costa Atlântica, pode se tornar um ponto de proliferação do Coronavírus. Nos finais de semana tem registrado muita aglomeração. Fotos e vídeos que têm chegado ao nosso conhecimento mostram a aglomeração de pessoas, isto mesmo em plena pandemia.
No domingo passado essa aglomeração voltou a acontecer. O Brasil vive o pior momento da pandemia até agora, com mais de 50 mil mortes, e a orla do Giz, com todo esse movimento de gente. Essa aglomeração poderá entrar para os anais do Distrito, como uma página triste de sua história pela omissão dos poderes constituídos e pela irresponsabilidade de quem se aglomera naquele aprazível local. A diversão de muitos está muito acima da vida da comunidade. “Todo fim de semana é essa loucura” dizem alguns moradores, que pedem para não ser identificados. Temem sofrer represálias por parte de quem está por trás de todo esse movimento. Começa na sexta e tem sua apoteose no domingo, quando o local é invadido por uma multidão de irresponsáveis.
Existe um Decreto Municipal que proíbe aglomerações e outros protocolos de segurança, em tempo de coronavírus: Fiquem em casa; usem máscaras; evitem aglomerações; saiam de casa somente para o necessário; colaborem com os profissionais de saúde....
Outro morador me diz: “Eu sou uma pessoa de idade. Que adianta eu ficar em casa e esse povo todo na rua? É muita irresponsabilidade, uma atitude criminosa, complementa!
Infelizmente o Distrito não possui uma voz política que o represente na Câmara Municipal de Viseu, que seja sua voz, que leve até às autoridades o clamor da comunidade.
É inquestionável que a Prefeitura Municipal de Viseu tem feito de tudo para amenizar os efeitos dessa pandemia no município, entretanto o comportamento exacerbado de parte da população do Distrito de Fernandes Belo, pode comprometer todo o bom trabalho exercido pela SEMUS/Viseu.
O município de Viseu possui (ou deve possuir) um Comitê de Crise. Está na hora (ou está passando da hora) desse grupo se reunir e adotar uma postura mais enérgica para combater essa situação, afinal o comportamento irresponsável de todos que se aglomeram no Giz se constitui um perfeito caso de Desobediência Civil. A lei existe para ser usada nessas situações.  
Prefeitura do Município, Polícia Militar e Policia Civil, devem se unir para combater essa desobediência civil. Em última instância, o Ministério Público, como guardião da sociedade, deve ser acionado para cobrar responsabilidades. Aliás, o Parquê já deveria ter percebido a luz amarela que essa situação representa e começado a atuar em defesa da sociedade viseuense, antes que seja tarde e o Município de Viseu comece a sentir os efeitos da segunda onda do Coronavírus, o Munus Público determina que assim aconteça.
As fotos e vídeos que nos chegam mostram muitos veículos (caminhões, camionetes, automóveis, motocicletas, bicicletas). Pessoas sem máscaras. Sons automotivos em alto volume. Dança. Exagerado consumo de bebidas.
E o que mais entristece é ver famílias inteiras que parecem comemorar uma segurança e uma tranquilidade que ainda não existe.
Que Deus proteja as famílias do Distrito de Fernandes Belo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário