quinta-feira, 18 de junho de 2020

VISEU comemora 125 anos em tempo de pandemia


Aniversário de Viseu: 125 anos sem comemorações 
ANIVERSÁRIO DE VISEU
O evento comemorativo que aconteceria entre os dias 01 e 06, de julho/2020, não se realizará devido as medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial de Saúde, para evitar aglomerações em proteção a comunidade viseuense.
A FEIRA DO LIVRO DE VISEU -
Há coisa de uns sessenta dias atrás estivemos em Viseu com a finalidade de conversar com o professor Raimundo Gonçalves da Silva, autor do livro VISEU Histórias entre passado e presente, para tratar da realização da I Feira do Livro de Viseu, que deveria acontecer durante os festejos de aniversário do município. O professor Raimundo é presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional de Viseu para promovermos a Feira do Livro de Viseu.
A crise da pandemia que se instalou no mundo adiou esse grande evento que estávamos idealizando para acontecer no município. Os primeiros contatos com a professora Ângela Lima da Silva, Secretária de Educação e com o prefeito Isaias Neto já tinham sido feitos.
Mas, tão logo cessem os efeitos dessa crise do coronavírus, vamos voltar a pensar nessa importante programação que visa trazer alguns autores paraenses para uma roda de conversa com a comunidade estudantil de Viseu. Importantes nomes da literatura paraense serão contactados para marcarem presença nesse evento, dentre eles: Alfredo Garcia, Salomão Larêdo, Edir Augusto, Jabutigão, Juraci Siqueira,  que se unirão ao professor Raimundo Gonçalves para esse agradável bate papo.
É nosso pensamento, também, no decorrer da Feira do Livro de Viseu realizar uma sessão de autógrafos envolvendo a obra autoria do professor Raimundo Gonçalves e a obra de minha autoria MARGARIDA SCHIVAZAPPA – A Primeira Dama do Teatro Paraense. E se tudo correr bem, vamos também ter a encenação da peça Acorde Margarida, de autoria do laureado autor Carlos Correia Santos, peça teatral inteiramente baseada na obra biográfica da Professora Margarida Schivazappa, de minha autoria, que mostra o legado de um dos maiores ícones da cultura de nosso estado do Pará.
Assim que essa pandemia passar a cultura no município de Viseu vai pedir passagem!
Obra biográfica de nossa Notável Mestra 

A obra em exposição na Fox Livraria 

Com o escritor João de Jesus Paes Loureiro

Com Vital Pantoja  e o escritor Salomão Laredo

Na Feira da Literatura Paraense

Com os escritores paraenses na FliPA - Feira da Literatura Paraense


Com o casal Antonio José e Silvia e o cantor Nilson Chaves
Com o elenco da peça teatral Acorde Margarida

Com o professor e autor teatral Carlos Correa Santos, autor da peça Acorde Margarida

Acorde Margarida: atores em cena



Nenhum comentário:

Postar um comentário