quinta-feira, 25 de junho de 2020

VISEU/ PROGRAMA ASFALTO POR TODO O PARÁ: Ações de governo acirram o embate governo oposição

PROGRAMA ASFALTO POR TODO O PARÁ - EM VISEU
Prefeito Isaias Neto com vereadores e secretários do Município 

O dilema governo e oposição toma um grande espaço nas rodas de conversas daqueles que pretendem ser formadores de opinião. Alguns até mostram um certo norte em suas discussões, outros (a maioria) desconhece o mero significado de governo e oposição.
Para muitos, ser de oposição é criticar tudo aquilo que um governo faz. O governo está sempre errado e a oposição sempre certa. Tentam colocar na mente das pessoas esse conceito: Acha que está errado? A culpa é do governo!
No meu entendimento fazer oposição é criticar ações de governo com as quais não concorda. Mas para uma oposição inteligente, não basta só criticar. Precisa apresentar soluções. Precisa dizer como fazer melhor. Isso sim, é fazer oposição. Sou contra, mas, estou mostrando a maneira certa de fazer! Assim é que deveria agir um verdadeiro opositor.
Essa introdução e para tecer alguns comentários a respeito das mais recentes ações do governo do município de Viseu, que tratam da questão de asfaltamento de algumas ruas da sede do município, com recursos do Governo do Estado do Pará, através do PROGRAMA ASFALTO POR TODO O PARÁ.
As relações políticas hoje chamam muita atenção para o que acontece ou deixa de acontecer em um município. O partido político do atual prefeito faz parte da base de apoio o atual governador do Estado do Pará. Ou vai mais longe ainda. O atual governador tem como seu vice um político da mesma legenda do atual prefeito de Viseu.
PROGRAMA ASFALTO POR TODO O PARÁ, segue um rito definido por uma agenda envolvendo executivo/legislativo. Os municípios atendidos resultam de um planejamento que começa pela aprovação de um Projeto de Lei que autoriza a captação desses recursos, com finalidade definida. e também, do empenho de parlamentares com atuação nesses municípios que serão atendidos. 
As obras que serão executadas em Viseu certamente resultam do empenho de parlamentares com estreita ligação com o município. Esse é um princípio que costuma nortear ações de governos. Isso é muito positivo para os moradores de Município de Viseu.
Os recursos necessários para a execução desse projeto de asfaltamento na sede do município de Viseu, resultam do empenho do prefeito Isaias Neto, do Vice-governador Lúcio Vale e do deputado federal Cristiano Vale. 

AS AÇÕES OU OMISSÕES DE UMA OPOSIÇÃO
Vivemos um momento muito complicado na política mundial, provocado pela Pandemia do Coronavírus. O Brasil, o Pará, o Município de Viseu, não ficaram ao largo dessa crise.
No parlamento estadual, nesse tempo de crise, vimos que muitos deputados, seus membros usaram os recursos oriundos de suas emendas parlamentares para auxiliar municípios onde tem bases ou interesses políticos. Recursos destinados a atender ações emergenciais. O Município de Viseu possui uma personalidade política que se apresenta como líder de um grupo de oposição.
Essa personalidade deve ter apoio de parlamentares com assento no parlamento estadual. Uma pergunta que não pode deixar de ser feita: Estando o município de Viseu atravessando um grave problema, qual o montante de recursos que essa personalidade política que pretende governar o município, conseguiu com os parlamentares seus aliados para beneficiar o viseuense para enfrentamento dessa crise? Se isso aconteceu eu desconheço! Viseu desconhece!
Desse grupo de oposição viseuense só conhece suas críticas. Soluções para o enfrentamento dos problemas que o município vive, nem essa personalidade, nem seu grupo, apresentou alguma. Nem nas questões menores, que afetam o dia a dia do povo do município. Mostrou-se totalmente alheia aos problemas do município. A grandeza de um ator político não se percebe só nos momentos de críticas, mas, também, nos momentos em que apresenta soluções.
Está na hora dessa massa crítica enxergar que o município da Viseu, depois de fracassadas administrações vive um novo tempo. Só um cego não veria que o município hoje é outro. Desde o tempo vivido sob a administração do ex-prefeito Cristiano Vale, cujo trabalho vem tendo continuidade no governo do prefeito Isaias Neto.
Sou nascido na Vila de Santo Antonio, município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó. Porém, me considero viseuense por adoção. Vivo em Viseu, com forte ligação com o Distrito de Fernandes Belo, há aproximadamente dezessete anos. Sou eleitor do município, exerço meu direito de voto na seção 0025, na Vila de Fernandes Belo. Sou cidadão político, filiado a uma agremiação partidária, por isso sinto-me no direito de expressar minha opinião a respeito do vem acontecendo no município nos últimos anos.
Vi com muita alegria o povo de Viseu passar a ser respeitado no governo Cristiano Vale e vi esse respeito continuar quando o atual prefeito assumiu o governo. Muito foi feito. Muita coisa ainda resta a fazer. Mas, vamos avançando aos poucos. Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Agricultura.
Uma área merece um destaque especial: A área da saúde. Os protocolos de saúde colocados em prática pela Prefeitura de Viseu foram exemplares. A construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde - UBS, aquisição de ambulâncias, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, medicamentos, convênios em apoio ao Hospital da Bem Aventurança, aas ações de combate a proliferação da pandemia do Coronavírus, tem feito a diferença, colocado o Município de Viseu com um dos menores índices de letalidade.
Na vida política, dois tipos de cegueira incomodam: a cegueira visual e a cegueira moral. A cegueira visual faz com que aqueles que fazem oposição a um governo não enxergam o que está sendo feito de bom. Já a cegueira moral, faz com que essas pessoas não vejam acerto em nada que um governo faz. Esses, na verdade, não são opositores, são inimigos.
A maledicência crítica costuma dizer que a política é dividida em dois grupos: Um que está no poder e outro que quer entrar para ele. Esses que querem entrar, geralmente não medem a consequência de seus atos. E para eles, o quanto pior, melhor!
É bom ficar de olho para esse tipo de oposição!
Serviços de terraplanagem nas ruas da Cidade de Viseu 

Acompanhando o início das obras

Asfalto: Um direito do povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário