terça-feira, 3 de março de 2020

CARNALAURSO: Uma tradição centenária que lutou muito para ser o que é hoje

Carnalaurso - O Carnaval do animais (ano de 2008)

Por volta ano de 2003, ao chegar em Fernandes Belo, fui apresentado ao Laurso. Como já disse anteriormente, haviam dois Laursos: O do Ferro Velho e o do Civico. Em ambos uma coisa era comum: a animação.
O Bloco nas Ruas de Fernandes Belo 

No ano de 2008 conseguimos um grande número de abadas para o Bloco É O Bicho, e levamos para as Ruas de Fernandes talvez o maior bloco que já se formou até os dias de hoje. Lembro que naquela época conseguimos produzir um milheiro de abadás, todos distribuídos gratuitamente entre os brincantes. Conseguimos também a doação de tecido para a fantasia de todas as integrantes do Bloco Cabeça Raxada. Fazíamos tudo sem qualquer apoio institucional. Depois disso o carnaval de Fernandes Belo só fez evoluir.
Integrantes do bloco É O Bicho
A frente Vitória e Cauê
O que chamou-me a atenção foi o envolvimento da comunidade na manifestação cultural. Segundo moradores antigos, o Laurso já tem mais de cem anos. Hoje Ferro Velho e Civico, mantem viva essa tradição. Crianças e adultos invadem as ruas fantasiados de animais, levando a alegria para a toda a comunidade.
Lá pelos idos de 2008, o nosso Trio elétrico era improvisado. O Caminhão do Gordo e a aparelhagem do Zé Alfredo garantiam a alegria. Arrastavam o povo. No Alto do Caminhão as Rainhas do Carnaval. Atrás do Trio Elétrico uma verdadeira multidão.
Nosso Trio Elétrico
Linha de frente do Laurso
As Rainhas do Carnaval 
Dois blocos reuniam os brincantes: O Bloco É O Bicho, liderado pelo Cabeça Silva e Luciane e o Bloco Cabeça Rachada, comandado pela Maroca do Vardinho, Maroca do Najaba e outras mais.
No grupo masculino tinha o Baxote, o Gordo de Zé Aldo, o Sibá Raiol, Sérgio, O Régis, da Ana Lira, e os seus seguidores.

Senhoras do Cabeça Raxada

As duas Marocas 
O sucesso de nosso carnaval é tão envolvente, que hoje nos garante o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Viseu. O Carnaval em 2020 teve, além dos animais do Laurso, a animação por conta de artistas regionais que deram o brilho a nossa manifestação cultural centenária.
Eu já estava lá......



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário