segunda-feira, 23 de março de 2020

PARA SAIR DESSA CRISE, VAMOS DAR AS MÃOS?


Ontem, 22.03.020, publicaram nas redes sociais, em grupos administrados formados por amigos residentes em Fernandes Belo, que em tempos de Coronavírus a insensatez prevaleceu naquela região. Em Fernandes Belo bares lotados, igrejas lotadas, partidas de futebol sendo jogadas. Na Basília e em Caranã de Basília, movimentadas partidas de futebol também aconteceram.
Muito triste ver que os muitos amigos de lá continuam ignorando o perigo que correm e a ameaça a integridade dos seus familiares e dês seus amigos de sua comunidade. Parece que a solidariedade não chegou a muitos desses amigos residentes no Distrito de Fernandes Belo. Um triste exemplo!
Notamos que a Prefeitura do Município de Viseu vem adotando medidas, até  aqui eficazes no combate a proliferação do vírus.
Estou na capital. O que acontece aqui para estas bandas? 
Leio nos jornais de Belém que em condomínios, há bilhetes de vizinhos nos espelhos do elevador e nos quadros de avisos dos corredores com os seguintes dizeres:  “ofereço-me para ir a farmácias e supermercados para o idoso meu vizinho ...”. Que belo exemplo de solidariedade. A preocupação é com pessoas do grupo de risco mais vulnerável: os idosos!
Um dos países mais afetados pelo vírus, é a Itália. Roma é conhecida como a Cidade Eterna. Ali, pessoas cantam das janelas de suas casas e se juntam a outras criando um coro improvisado e garantindo diversão comunitária. Um tenor profissional, cantor lírico, fez uma apresentação em sua varanda, no andar do alto: ópera a céu aberto. Um professor de ginástica foi sozinho para o playground de seu edifício, cercado de outros prédios de apartamentos e conduziu uma sessão de exercícios para quem o observava de dentro de suas salas.
Existem várias formas de manter o contato sem ser preciso se tocar fisicamente. Para seguirmos fielmente as orientações do serviço de saúde, abraços, beijos, foram cancelados. Mas, pasmem! Aflorou um sentimento novo que parecia estar em extinção: A solidariedade!
É verdade! A solidariedade emergiu nesse tempo de isolamento social. Pelas redes sociais queremos saber como o nosso amigo está. Queremos saber se ele está cumprindo seu papel social na luta pela prevenção a propagação do vírus.  Pedimos aos nossos amigos que não compartilhem fake news. Isso pode semear o pânico entre as pessoas.
Uma oportunidade de ouro sermos mais nós e menos eu. Para sermos mais coletivos e menos individualistas.
Até bem recentemente era cada um por si. Esquecemos a lição que aprendemos no passado, quando nossos heróis eram outros. Lembram dos Três Mosqueteiros, saídos da obra do escritor francês Alexandre Dumas? Os Três Mosqueteiros não eram apenas três mas, quatro: Athos, Aramis, D’Artagnam e Porthos. E sabem ou lembram qual era o lema deles? “Um por todos e todos por um!”.
Esse vírus provocou essa mudança de comportamento. Se antes era cada um por si, os outros que se virem sem mim, hoje não existe mais isso. Não há mais “os outros”, somos um imenso “nós”. Eu, tu e ele na mesma corrente de união.
Sem essa união a gente vai levar esse problema mais longe do que o necessário. Não é isso que queremos.
E para ajudar no extermínio dessa crise, necessariamente, nós precisamos de viver um isolamento social.
Mas como sobreviver a isso?
Apesar de muitos acharem que é o fim, pode ser o começo de uma nova forma de construir a família, a sociedade. Quanto tempo fazia que não acontecia uma reunião familiar em sua casa? Assistir um bom programa de TV, assistir um bom filme (até pelo celular), joguinhos com as crianças, ler um livro? Vejam que coisa fantástica! Talvez ai esteja a solução para esse mal.
Podemos até descobrir que podemos ser um ser humano melhor. Descobrir que esse “ser humano” está dentro de nós e nós não o conhecíamos.
Essa onda, como dizia Chico Xavier, vai passar.
E quando passar, que a gente saia dessa crise melhor do que entrou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário