terça-feira, 24 de março de 2020

VISEU: Prefeito Isaias Neto faz um balanço das ações da prefeitura no enfrentamento da crise e anuncia novos equipamentos para a SEMUS

Viseu: SEMUS recebe mais uma ambulância
Prefeito Isaias Neto, vereador Abudy e Equipe da Secretaria de Saúde 

      Em pronunciamento transmitido na página oficial da Prefeitura de Viseu, na rede social, Facebook, na noite desta segunda Feira, 23.03.2020, o Prefeito Isaias Neto, fez um balanço das ações de prevenção e enfrentamento da Prefeitura/SEMUS para conter o avanço do Coronavírus, no município.
Enfatizou que o Governo Municipal, está agindo com toda a responsabilidade e cuidados para evitar a contaminação no município. Disse que até, àquela hora, 20h30minutos de segunda-feira, não havia nenhum caso confirmado em Viseu, e que os exames dos casos suspeitos são feitos pelo Laboratório Central do Estado (LACEN). Tranquilizou a população com a informação de que várias suspeitas foram descartadas.

            Lembrou das medidas preventivas adotadas, para evitar o contágio:
1.       Suspensão das aulas na rede municipal de ensino para 19 mil alunos.
2.       Suspensão das atividades socioeducativas nas unidades de Assistência Social, CRAS, CREA E SCFV.
3.       Obrigação da disponibilidade do álcool em gel, pelas empresas de transportes de passageiros, tanto terrestre quanto aquático. Assim como a obrigação da higienização dos assentos e barras de segurança.
4.       Cancelamento dos eventos para público maior de cem pessoas.
5.       Inaugurações passam a ser de forma simbólica, transmitidas por rede social, ao vivo e sem a presença de público, como deve acontecer na entrega da nova AMBULÂNCIA SAMU e a INAUGURAÇÃO DA UBS DA CIDADE NOVA.
6.       Suspensão das atividades administrativas das escolas do município.
7.       Implantação das Barreiras Sanitárias (PIT STOP DA SAÚDE) em quatro locais estratégicos.
8.       Abordagens educativas, com distribuição de panfletos com informações de prevenção e cuidados para evitar o contágio.
9.       Investigação de pessoas que chegam ao município, origem e avaliação de temperatura e sintomas que possam parecer ao Corona Virus, em caso de suspeita acompanhamento imediato do paciente aos locais de atendimentos específicos.
10.   Determinação da Campanha De Vacinação Domiciliar, evitando que idosos saiam de suas residências.
Anunciou, também, a contratação imediata de mais 30 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagens e auxiliares, para ampliar o quadro de saúde e assim poder aumentar os atendimentos.
Falou também de uma reunião com o Clube de Diretores Lojistas de Viseu (CDL), onde ficou definida a exigência do uso de álcool em gel, limpeza e higienização dos ambientes comerciais. A medida será expandida para as regiões do interior.
Anunciou ainda que para o pagamento dos servidores municipais que vai acontecer a partir da próxima semana, será elaborado um calendário de datas por polos, para colaboradores da Educação e Administração Municipal. Essa medida evitará a aglomeração nas agências bancárias.
Em comum acordo com os bancos do município, a Secretaria de Saúde do município colocará servidores nas agências para orientar os clientes, priorizando aos aposentados.
Anunciou que a Prefeitura irá realizar a distribuição de produtos de limpeza (cestas básicas de limpeza e higiene), composta de Álcool em gel, Água sanitária, Sabão em barra, Sabão líquido e Sabonetes para pessoas de baixa renda. Essa distribuição será domiciliar, iniciando pela cidade e em seguida por todo o município.
Pediu a colaboração de todos nessa guerra contra o Coronavírus, falando da importância da participação de todos na luta para evitar a contaminação e agradeceu a todos pela compreensão ao momento que o mundo está vivendo.
Ao final do pronunciamento agradeceu a todos, especialmente aos profissionais de saúde, aos policiais militares, aos bombeiros civis e aos funcionários pela dedicação e pelo cuidado com a saúde dos viseuenses.

VISEU RECEBE MAIS UMA AMBULANCIA
Em cerimônia simbólica que contou com a presença do prefeito Isaias Neto e do presidente da Câmara, vereador Ivaldo (Abudy), a SEMUS de Viseu recebeu ontem uma ambulância adquirida com recursos do Governo Federal, através do empenho do deputado federal Cristiano Val. O veículo chega em boa hora, para reforçar a estrutura de atendimento do município nas ações de combate a crise do Coronavírus.     








Fonte:
SECOM da Prefeitura Municipal de Viseu
Imagens cedidas pela SECOM/Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário