domingo, 29 de março de 2020

VISEU: História e solidariedade



Bombeiros civis e policiais militares

       A História vista de baixo nos apresenta mais uma vez que de fato o processo histórico é construção de todos que se incluem em espaço e contexto de vivência social.
Esta corrente historiográfica que tem E.P. Thompson como sendo um de seus maiores expoentes, nos faz refletir no presente que a historia em todos os seus sentidos sempre agregou os anônimos que muitas vezes passam longe das páginas dos jornais, das lentes das câmaras e de outros meios que apresentam os grandes nomes como os construtores da história.
Em tempos modernos e sombrios que o mundo atravessa, os comuns da cidade de Viseu se apresentam mesmo com parte do rosto coberto, quem sabe para continuarem no anonimato. Mas, com as pernas e braços incansáveis de baixo de um sol escaldante que não escolhe raça ou cor para queimar. Juntam-se formando corrente uma solidária para ajudar os que mais precisam neste momento sinistro que assusta o mundo.
Viseu não está ileso desta realidade, por isso homens e mulheres contribuem cada um a seu modo, mas que fazem história entre eles: bombeiros civis, os profissionais da educação municipal (SEMED) e Polícia militar. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Viseu saíram em mutirão solidário visitando e distribuindo cesta básica às famílias carentes da cidade e vilas do município.
Veja que o processo histórico, neste caso, agrega conhecidos e desconhecidos afirmado que ninguém faz nada sozinho todos são agentes da história. O que aconteceu hoje 28/03/2020 é exemplo que ficará na história na luta contra o Coronavírus. O ato solidário que  marcará individualmente a vida de cada um que se doou e não mediu esforços para se juntar e formar o gesto solidário em nosso município.
Parabéns aos envolvidos nesta ação humanitária, poder público, bombeiros civis, professores e Polícia militar.
Vocês são agentes históricos e dentro desta corrente historiográfica jamais cairão no esquecimento.
Ação de solidariedade
Prefeitura Municipal de Viseu 

Ação de solidariedade

Bombeiros civis: Ação de solidariedade

Autor: Raimundo Gonçalves da Silva, funcionário público, professor, historiador, memorialista, presidente da Academia Brasileira de Letras – Seccional de Viseu e escritor, autor do livro: Viseu - Histórias entre passado e presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário