quinta-feira, 19 de março de 2020

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL - Viseu cria seu silogeu



Brasão do Silogeu Viseuense
A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL – ALB
A Academia de Letras do Brasil – ALB, com sede em Brasília, Distrito Federal, é formada por personalidades graduadas em diversas áreas do conhecimento científico e por pessoas que mesmo não tendo formação acadêmica, possuam relevantes trabalhos sociais desenvolvidos em prol do crescimento cultural da sociedade viseuense, poetas, artesãos e artistas plásticos.
   
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL – ALB - SECCIONAL VISEU
A Academia de Letras do Brasil - Seccional Viseu fundada em 03 de março de 2018 tem por objetivo difundir práticas literárias, promover atividades culturais e preservar a história e a memória de Viseu.
No processo de constituição da ALB Viseu vale a pena registrar, para que conste em seus anais, a contribuição da professora e socióloga Teresinha de Jesus Borges Ferreira, que assumiu a vice-presidência da ALB, mas, que por problemas particulares foi substituída pelo professor Ruy Guilherme, eleito por unanimidade.

ACADÊMICOS DA ALB Seccional Viseu
Personalidades de relevância na área cultural foram escolhidas para compor como membros fundadores a ABL - Seccional Viseu. Dezenove membros foram indicados pelo professor Raimundo Gonçalves da Silva para compor a ALB local: Otacílio Souza, Inocência Pires Costa, Manoel de Souza Gonçalves, Carmem Lucia de Castro Negrão, Luiz Roosevelt dos Reis Pacheco, Sonia Maria de Almeida Santos, Luciana Silva dos Santos, Esron Hélio da Conceição Oliveira, Sebastião Nazareno Aires Tavares, Wilson Jorge da Silva Santos, Marideuza Matos Oliveira, Maria Valdirene Oliveira Cirino, Wendel Amorim Silva, Elivane de Fátima Silva Oliveira, José Bento Santos Correa, Francisco Marcos Oliveira Pereira, Ana Maria Uchoa de Freitas, Gabriel dos Reis Azevedo e Ruy Gilherme da Silva Costa.
Constituído o grupo de membros efetivos da ALB Seccional Viseu, todos os acadêmicos foram empossados, ocupando suas respectivas cadeiras. A solenidade ocorreu no dia 30 de junho de 2018, presidida pelo professor Dr. Carlos Roberto Amorim da Silva. O evento foi prestigiado por autoridades e grande parcela da sociedade civil viseuense.
Raimundo Gonçalves da Silva, professor e historiador, realizador do Projeto de estudo Científico tendo como temática a Comunidade João Grande, que resultou em reconhecimento de Quilombo e patrimônio afro-brasileiro pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura. Feito que mereceu destaque em site acadêmico da Universidade Federal do Pará. Por conta dessa realização, o professor Raimundo Gonçalves da Silva foi indicado para fazer parte da ALB - Academia de Letras do Brasil.

OS NOVOS ACADÊMICOS
O professor Roberto Guimarães da Silva, devidamente autorizado pelo professor José Ribamar de Oliveira Gomes e de acordo como artigo 3º do Estatuto Social da ALB, propôs aumentar o numero o quadro da academia em mais cinco membros. Por indicação e aprovação assumiram: Ana Julia de Oliveira Chaves, Fátima do Socorro Oliveira da Silva, Manoel Guimarães, Maria dos Anjos Silva Maia e Nívia Maria Lima Barroso. Todos os novos membros já colaboravam com o Projeto Bumba Meu Boi, primeira projeto cultural desenvolvido pela ALB Seccional Viseu, visando à difusão da cultura do município. Os novos acadêmicos assumiram suas cadeiras no dia 08 de junho de 2019.

PROJETOS CULTURAIS DA ALB VISEU
1. Projeto Bumba Meu Boi "Brilho Acadêmico"

2. Projeto para a primeira produção literária da ALB Seccional de Viseu, em produção

Professor Raimundo Gonçalves da Silva           
Presidente da ALB Seccional Viseu

Posse dos Acadêmicos da ALB Seccional Viseu

Acadêmicos da ALB Seccional Viseu com o prefeito Isaias Neto

Professor Dr. José Ribamar Gomes de Oliveira- Presidente ALB Pará
Professor Dr. Raimundo Gonçalves da Silva- Presidente da ALB Viseu
Professor Dr. Mário Carbajal - Presidente Nacional da ALB

Professor Dr. José Ribamar de Oliveira Gomes - presidente da ALB Pará
Professor Raimundo Gonçalves da Silva - presidente da ALB Seccional Viseu


Acadêmicos da ALB Viseu 

Mostra dos valores culturais do município
Boi Bumbá Brilho Acadêmico

O Boi Bumbá - expressão cultural do município

Evolução do Boi Bumbá "Brilho Acadêmico"


Nenhum comentário:

Postar um comentário