quarta-feira, 4 de março de 2020

CARTA ABERTA AO POVO DO DISTRITO DE FERNANDES BELO, MUNICÍPIO DE VISEU/PARÁ



Não pergunte o que seu município pode fazer por você. Diga o que você pode fazer por seu município (parafraseando John Fitzgerald Kennedy).

Nos dias que antecederam as eleições municipais de 2016, fomos convocados para uma reunião com lideranças comunitárias do Distrito de Fernandes Belo. Naquela época estavam fazendo a escolha dos pré-candidatos a vereador. Queriam saber se eu viria a candidato. Condicionei minha decisão ao apoio das lideranças presentes na reunião. A maioria dos presentes informou que já tinham seus candidatos definidos e por essa razão não apoiariam minha possível candidatura. Ouvindo isso, optei por não participar das eleições naquele ano.
Antes de encerrar a reunião fiz uma observação: - Diante do quadro que está sendo rascunhado, dificilmente Fernandes Belo terá um representante na Câmara Municipal de Viseu. Não deu outra! Fernandes Belo não fez nenhum vereador.
Sendo o segundo maior colégio eleitoral do município, O Distrito de Fernandes Belo já teve uma posição de destaque no cenário político do município. Já chegamos a ter três representantes na Câmara. Hoje Fernandes Belo não tem nenhum. E o Distrito apenas um.
Por causa disso o Distrito de Fernandes Belo não tem nenhuma participação nas decisões que envolvem nossa região. Não possui representatividade política, não pode ter qualquer influência nas decisões sobre o que acontece na região. Tem que se contentar com as decisões que vêm de cima para baixo, sem que a comunidade opine. Tem que aceitar o “prato feito” e engolir sem reclamar.
Passadas as emoções do Carnaval, Fernandes Belo voltou sua preocupação com as eleições de 2020. O distrito precisa analisar com muito cuidado o que que vai se desenhar para essas eleições.
O processo eleitoral deste ano vai ter um novo vetor. A Lei Eleitoral não vai permitir coligações proporcionais. As coligações só acontecerão na majoritária. Candidato que não tiver apelo político não vai ter vez nesse processo.
As mazelas de nosso Distrito são muitas. Os candidatos também são em grande número. A comunidade precisa ficar atenta para os pretensos candidatos que surgirão com a proposta de apoiar nosso distrito. O momento é bem apropriado para formatar uma decisão. O que foi que os eleitos com os votos de eleitores do Distrito de Fernandes Belo fizeram pela região nos últimos quatro anos?
É possível identificarmos alguma ação resultante de algum projeto de autoria de vereadores eleitos com nossos votos? Como estamos de Saúde, Educação, Saneamento, Segurança, Infraestrutura, Agricultura, Pesca, Cultura, Esporte, Meio ambiente, geração de emprego e renda? O que foi que eles fizeram?
Não podemos negar que nosso distrito recebeu algumas ações via prefeitura: Escolas (novas e reformadas), Quadras de esporte, Postos de Saúde, Creches (em fase de construção). Porém, essas ações, nenhuma delas é resultante de iniciativa de algum vereador do município. Nenhum dos vereadores de Viseu, pelo que se conhece, atravessou as fronteiras do município em busca de recursos para essas obras. Nenhum deles sequer apresentou requerimento solicitando a ação do executivo com recursos próprios do erário municipal.
Uma simples limpeza de uma rua, nem isso teve a iniciativa de um vereador que se elegeu para representar nossa comunidade. Não existe nenhum fato (documento) que negue isso!
O que o nosso Distrito recebeu se deveu única e exclusivamente a ação do ex-deputado federal e hoje vice governador Lúcio Vale e do ex-prefeito e atual deputado federal Cristiano Vale. Não fossem as ações desses dois parlamentares, nosso distrito não teria recebido nada.  E as lideranças que se dizem de oposição, o que trouxeram para nosso distrito? Nada, também!
Então, não está na hora assumirmos nosso próprio futuro? Está na hora de mostrar que temos pessoas capazes de representar nossos interesses, comprometidos com o futuro de nosso Distrito? Pessoas que possam efetivamente ser nossa voz na Câmara Municipal de Viseu.
Chame os pré-candidatos para uma conversa. Veja aquele que tem condições de apresentar propostas com objetivos claros e definidos.
Convide-os a sentar com a comunidade para elaborar junto com a população propostas concretas de políticas públicas para resolver problemas como: SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA, AGRICULTURA, PESCA, CULTURA, ESPORTE, MEIO AMBIENTE, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
Analise o perfil do pré-candidato. Veja se ele tem o perfil adequado para buscar a solução para esses problemas?
Não entregue o futuro de seu Distrito, o seu futuro, o futuro de seus filhos, nas mãos de quem não mostrar o mínimo de condições de assumir esse compromisso.
Analise o seu histórico de luta pelo bem estar coletivo. Se você enxergar nesse pré-candidato essas condições apoie integralmente sua luta. Faça dele o seu candidato.
Não aceite presente sem desembrulhar para saber o que está ganhando. As últimas eleições tiraram de nosso Distrito toda a representatividade que outrora existia. Está chegando a hora de resgatar esse passado. Mas, vamos resgatar com pessoas que possuam condições de operar mudança para melhor.
Sabemos que nosso Distrito tem um potencial fantástico. Só não estamos sabendo aproveitá-lo.  
A escolha de um (ou mais de um) candidato que seja nosso legítimo representante não deve impedir a luta pela emancipação político-administrativa de nosso Distrito de Fernandes Belo.
Vamos à luta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário