quarta-feira, 18 de março de 2020

VISEU: Histórias entre passado e presente


Um pouco da história de Viseu
O livro de autoria do professor Raimundo Gonçalves da Silva, docente da rede de ensino do município de Viseu, representa a expressão da cultura e da história viseuense, revela um das mais belas expressões de sentimento de amor pela terra e seus costumes. A relação de forças que escapam entre à memória cultural e social de Viseu.
A temática é a preocupação com a preservação da memória cultural e social do município, que se encontra perdida nos escaninhos do cotidiano, o que faz com que nosso município, que encerra tantos talentos, seja um ilustre desconhecido no mundo das letras e das artes. A obra encerra a preocupação com o desenvolvimento da cultura no campo da produção literária.
O livro, cujo titulo surge na apresentação do artigo, VISEU – Histórias entre o presente e o passado, nos leva a percorrer um caminho que nos conduz a origem de nossa terra, passando pelas diversas formas de cultura e suas contribuições. Mostra a força de nossas manifestações religiosas e tudo o que gira ao seu redor.
Conhecer a importância das construções históricas de nossa terra nos leva a percorrer caminhos nunca dantes trilhados. O fascínio da leitura desse livro fez recrudescer o sentimento de apego que temos pela história do município. Vale apena conhecer e ler o livro.
Trata-se de uma obra que merece ser conhecida por todos os viseuenses pela riqueza e detalhes que traz em seu conteúdo. Essa obra é digna de permanecer na cabeceira de todos os viseuenses, de todos os alunos da rede de ensino municipal. Conhecer nosso passado é uma forma de melhor encarar o presente. Um povo sem memória é um povo sem história!
Sabemos da dificuldade que o autor paraense encontra para desenvolver sua produção literária. Para combater essa situação um grupo de escritores paraenses criou a FliPA – Feira da Literatura Paraense, que já se encontra em sua 6ª Edição. Esse evento foi a maneira que os produtores de cultura literária encontraram para melhor divulgar a literatura paraense. Acontece todos os anos em Belém, na Livraria Fox, sempre no terceiro fim de semana de outubro. Neste ano de 2020 os escritores de Viseu devem estar presentes no evento.
Além do professor Raimundo Gonçalves, outra referencia que temos da produção literária viseuense é a saudosa professora Odete Ferreira, que deixou seu legado para a preservação da memória cultural do município de Viseu.
A propósito, Viseu se prepara para realizar a sua primeira Feira do Livro, que poderá acontecer no mês de julho próximo. Deve coincidir com os festejos de aniversário do município. O professor Raimundo Gonçalves da Silva é um dos idealizadores dessa feira.  A realização deste evento está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Artes do Pará, que tem na sua direção o professor Alfredo Garcia.
Aproveitando a preocupação do prefeito de Viseu Isaias Neto com a valorização da educação como ferramenta de desenvolvimento do município de Viseu, esperamos contar com o apoio da prefeitura para a realização desse evento, que pode se constituir um marco na produção cultural do município e na preservação de sua memória.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário