domingo, 3 de maio de 2020

BOI CAPRICHOSO: Bairro Castanheira lamenta a morte de Mestre Alarino

Boi Caprichoso: Mestre Alarino
Imagens O Liberal

A cultura popular do bairro Castanheira perde Alarino dos Santos Lima. Mestre Alarino, como era conhecido, que foi o organizador do Boi-Bumbá Caprichoso, faleceu aos 93 anos de idade.
Nascido na Vila do Mosqueiro, mudou-se para Belém no ano de 1950. Ali criou o Boi-Bumbá Caprichoso, que todos os anos promovia o arrastão cultural pelas ruas do bairro. Seu grupo folclórico tornou0se referência cultural não só de nosso bairro Castanhera, mas, também um ícone do folclore junino na capital paraense e por que não dizer do Estado do Pará.
Mestre Alarino já vinha apresentando problemas de saudade. Faia tratamento domiciliar. No último final de semana seu estado de saúde se agravou. A família providenciou sua internação no Hospital Abelardo Santos. Com dificuldades respiratórias, faleceu sob suspeita de ter contraído o Covid 19.
Nesta madrugada os tambores da vida silenciaram e Mestre Alarino se despediu da vida para entrar nos anais da história do Bairro Castanheira.
Lembro-me que durante o curto tempo que estive a frente da Associação Comunitária Parque Cabanagem - ACPC, cheguei a oferecer o espaço da Associação para que o Boi-Bumbá Caprichoso fizesse seus ensaios ali.
O Bairro Castanheira deve honras àquele que desde os anos 50 levou a alegria às ruas do bairro sempre durante a quadra junina, quando o Boi-Bumbá Caprichoso saia as ruas e arrastava multidões.
O velório, seguindo as determinações da Prefeitura Municipal de Belém por conta da pandemia, será restrito aos familiares, que até o começo da tarde deste domingo tentavam uma vaga em um jazigo no cemitério do Carananduba, na ilha de Mosqueiro, onde o mestre já havia manifestado o desejo de ser sepultado. 
Mestre Alarino, manifesto aqui toda aminha solidariedade a sua família, aos brincantes e a todos os amigos do grupo folclórico que por muitos anos foi a essência da alegria da quadra junina.
Descanse em Paz Mestre Alarino!

Um comentário:

  1. Seu legado com certeza será preservado. Que Deus o receba em sua morada.

    ResponderExcluir