sexta-feira, 8 de maio de 2020

CARTA ABERTA AOS AMIGOS DO DISTRITO DE FERNANDES BELO


Caros amigos,

Os temos tempos estão difíceis!
Todos nós sabemos que os tempos estão muito difíceis com a ameaça do COVID 19. 
O Mundo padece desse mal!
Viver em isolamento social não é fácil!
Porém, as coisas se tornarão mais complicadas se ações desordenadas começarem a protagonizadas por pessoas sem o conhecimento dos protocolos de combate ao Coronavírus, orientadas pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde e pela SEMUS/Viseu.
O prefeito Isaias Neto, que conta com o apoio do deputado federal Cristiano Vale e do vice-governador Lúcio Vale, ao meu ver, tem sido um árduo defensor da população do município. A administração municipal tem feito de tudo para cumprir com os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, dos três níveis da administração pública.
Há muito eu venho combatendo ações desordenadas praticadas por membros de nossa comunidade. Essas ações desordenadas, além de não ajudarem em nada ainda atrapalham o serviço que vem sendo executado pelos profissionais de saúde, que estão habilitados e treinados para a missão.
Aquelas barreiras que foram armadas na entrada de Fernandes Belo há alguns dias atrás se constituiu na síntese dessas ações desordenadas.
Como me referi antes, o problema existe. Não podemos fechar os olhos para o problema. Entretanto, não são ações desordenadas que vão solucionar o problema.  
Na semana passada em Fernandes Belo, no Seringa e no Giz, pessoas irresponsáveis promoveram aglomerações pondo em risco a saúde da comunidade. Bares funcionando a todo o vapor. Igrejas promovendo cerimônias religiosas, balneários e campos de futebol, tudo se constituiu motivo para preocupação.
Na noite de ontem, circulava nas redes sociais a informação de que um bar em Açaiteua reunia muita gente. Bebida, música em alto volume, era o que mais se ouvia falar. Mais uma vez a comunidade sob alto risco. 
Diante de tudo isso eu pergunto: Onde está o bom senso e a responsabilidade de nosso povo? De que adianta a gente se bater para organizar o distrito, se grade parte de sua população teima em não fazer a sua parte? E a comunidade como um todo como é que fica?
É intolerável ter que lutar contra o contrassenso das pessoas. Com a irresponsabilidade de um grupo de pessoas que teima em desrespeitar as orientações da área de saúde do município.
O prefeito do município tem sido incansável na luta para manter a situação sob controle. E está conseguindo, a despeito do pouco comprometimento de alguns que pensam em ajudar, mas, na verdade acabam por complicar tudo..
Nesta madrugada a situação tomou contornos do drama. Vândalos (ou vândalo), com a falsa motivação de proteger sua comunidade, incendiaram a Ponte de Madeira que dá acesso à Ilha Grande. Queira o destino que os autores (ou o autor) dessa ação criminosa não sejam os primeiros afetados pela atitude insana e criminosa.
Resta a polícia descobrir o autor (ou os autores) dessa ação criminosa. À administração do município caberá a missão de responsabilizá-los civil e penalmente. Os autores dessa barbaridade estão passiveis de enquadramento no art. 163, do Código Penal Brasileiro, que prevê detenção e multa, em valor correspondente aos prejuízos causados pela ação criminosa.
Meus amigos, o desespero é o pior conselheiro. Nessa hora o mais recomendável, o mais prudente e cumprir com os protocolos de saúde: Fique em casa e só saia para fazer o estritamente necessário. Agindo assim estará contribuindo para conter o avanço do Coronavírus e para o restabelecimento da paz social na comunidade.
Agindo de forma contrária, impensadamente, irresponsavelmente, só estará fazendo sua parte (muito bem feito) para que cheguemos mais rápido a uma situação de caos.
Eu gostaria muito de estar aí com vocês formando o exército responsável pela saúde de nossa comunidade. Infelizmente (ou felizmente) não posso. Faço companhia para minha mãe, uma senhora de 98 anos de idade, do grupo de mais alto risco. Essa foi a missão Divina que o Criador me confiou.  
Sabemos que muitas pessoas chegam a nossas comunidades vindo de outros centros. Expulsá-los ou impedir sua entrada não será a solução. Então o que fazer?
Aqueles que entram no período permitido, passam pelas barreiras sanitárias. São submetidos a exames que atestam sua situação de sanidade. Ao chegarem em suas casas promovam o isolamento social.
Aqueles que entram furtivamente, pensando que estão enganando as barreiras, na verdade, estão se enganando. Se o amigo souber de alguém que está na comunidade nessas condições, avise ao serviço de saúde. Peça para que façam uma visita para essa pessoa. Se essa pessoa se constituir uma ameaça que seja encaminhada para o atendimento médico específico.
Saiba distinguir uma coisa da outra. Pratique o DISTANCIAMENTO SOCIAL, para não cair na QUARENTENA e acabar no ISOLAMENTO SOCIAL ou o que será bem pior,  acabar na estatística: MAIS UM ÓBITO.
Vamos contribuir com o Serviço de Saúde e com a administração do município de Viseu.
Quando essa onda passar eu quero dar um abraço em cada um dos amigos que tenho no município de Viseu, em especial do Distrito de Fernandes Belo.

Belém (PA), 08 de maio de 2020.

Antonio Pantoja da Silva
Comissão. Pró emancipação de Fernandes Belo
Presidente da FADDEPA
Presidente da CONFEAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário