sexta-feira, 1 de maio de 2020

Morre o ex-governador e ex-Desembargador Aurélio do Carmo



Ex-governador Aurélio Correa do Carmo 
Aos Noventa e oito anos de idade, vítima de pneumonia, faleceu na manhã deste 1º de maio o ex-governador Aurélio Correa do Carmo. Governador do Estado do Pará, no período de 1961 a 1974, foi deposto pelo movimento militar de 1964. Advogado, exerceu de forma brilhante a magistratura, cuja atuação o conduziu a ocupar uma Cadeira de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Atuou no desembargo por treze anos, de 1972 até 1985. Mariete do Carmo, esposa d, comunicou sua morte. 
Aurélio do Carmo e sua esposa, Marieta do Carmo
Quando eu era ainda menino, morava lá na Vila de Santo Antonio, município de São Sebastião da Boa, no ano de 1960, acompanhei a visita do então candidato ao governo do Estado do Pará ao meu pai, João Pantoja, que era tido como uma importante liderança política do município marajoara. Foi uma visita muito festiva. 
Aurélio do Carmo estava em campanha política. O interessante é que naquela época a propaganda política era feita com a distribuição de material impresso com o formato de uma cédula eleitoral. Havia, também, um tipo de brinde: Uma caixa de fósforo onde era colado um pequeno retrato do candidato. Eu me divertida colando aquelas fotografias nas caixinhas de fósforo e depois saia distribuindo pelas casas da Vila.
Há pouco tempo atrás, nas minhas andanças pelo Fórum Cível de Belém (sou acadêmico de direito), encontrei com o ex-governador, ex-Desembargador. Em uma rápida conversa falei para ele sobre sua visita a nossa casa, lá no Santo Antonio. Lembrou do ex-prefeito da época Raimundo Pompeu e do João Carão (como era conhecido meu pai), o da padaria.
O Movimento Emancipa Brasil, a FADDEPA e CONFEAB prestam sua solidariedade ao nosso companheiro Orlando Brito do Carmo, do Distrito de Mosqueiro, Belém, Estado do Pará, filho do ilustre paraense hoje falecido.
Ao Orlando Brito nossos votos de pesar pelo falecimento de seu pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário