quarta-feira, 13 de maio de 2020

EDUCAÇÃO, COMPROMISSO COM A VIDA: Servidores da Escola Padre Luciano Calderara na luta contra o COVID 19

Escola Estadual de Ensino Médio Padre Luciano Calderara

Por Raimundo Gonçalves da Silva*


"O Muito sem Deus e pouco, o pouco com Deus é muito!" 
  
Nada mais justo iniciar este artigo com um ditado popular: "O muito sem Deus é pouco e o pouco com Deus é muito".
No tempo onde o mau parece querer se sobrepor à vida atacando todos os sistemas e classes sociais. O mundo vem se curvando diante deste assombroso inimigo: o COVID 19.
Felizmente existe uma contrapartida de solidariedade, compromisso e ensinamento daqueles que realmente reconhecem o valor da vida. Valor que se esboça através da educação para exemplificar este ato de respeito e companheirismo dos professores e servidores da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Luciano Calderara, em Viseu/PA.
Reunidos, fizeram um mutirão planejado para atender alunos da Sede e dos anexos das seguintes comunidades: Fernandes Belo, Açaiteua, Laguinho, Curupaiti, KM 74, Japim e Cristal, fazendo entrega do Vale Alimentação, liberado pelo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, no valor de R$ 80,00, por aluno.
A Escola, sob a direção do Professor Delço Farias e da Vice-diretora Carmem Castro Negrão, não mediu esforços, unindo servidores da educação lotados na escola:  Vigias, Serventes, Secretário, Agentes Administrativos, Coordenação Pedagógica e Professores, todos envolvidos nesta tarefa tão importante onde se demonstrou o compromisso e a preocupação com os alunos da cidade e da Zona Rural do município.
Foi uma ação educacional e pedagógica valorosa, humana e solidária, sob todos os aspectos. Não foi pelo valor de R$ 80,00, que pode até parecer muito pouco. Foi pela importância de toda essa ação que foi a demonstração de elevado espírito de cidadania, onde cada um dos envolvidos, sem distinção de cargo ou função se engajou nessa campanha, sem se distanciar do problema que atinge a todos, principalmente aqueles alunos que se situam na faixa de vulnerabilidade.
Voltemos à frase do início deste artigo: “O muito sem Deus é pouco e o pouco com Deus é muito". A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Luciano Calderara, uma entidade educadora que preza pela vida e tem um elevado espírito de compromisso social com a comunidade Viseuense, destacou-se por sua atitude humanitária.
Somos uma Escola que atua não só discutindo conteúdo filosófico, histórico e intelectual, mas sobretudo o conteúdo humanitário. Nesta guerra invisível e surpreendente é importante que cada um sinta-se agente preocupado com o próximo. E foi exatamente esse espírito que demonstrou o corpo funcional da Escola Padre Luciano Caldera.
Foi um gesto simples, porém, envolvido de tantas metas que de fato nos faz vislumbrar na educação o caminho de um mundo melhor, pessoas melhores, mais humanas, justas e desprendidas de EGOCENTRISMO e PARTIDARISMO ao se tratar de Educação que zela pela vida. Esses dois fundamentos, egocentrismo e partidarismo, não tem espaço nesta luta que pertence a todos.
Vidas humanas salvar!
Esse deve ser o lema de todos aqueles que se preocupam com o futuro da humanidade. E esta ameaça trazida pela disseminação do COVID 19 está ensinando ao mundo que o ser humano precisa ver que tem sempre alguém ao seu lado.
Ninguém é uma ilha!

EXTRATO DA ATA
Chegada dos cartões: 24.04.2020 (sexta feira)
Saída para as localidades: 25.04.2020 (sábado) e 27/04/2020 (domingo)
Início da distribuição na sede: 27.04.2020
Localidades visitadas: Japim, Km 74, Cristal, Curupaiti, Açaiteua, Fernandes Belo e Laguinho.
Quantidade de cartões por turno:
Manhã: 413
Tarde: 509
Noite: 418
Professor Delço Farias - Diretor da Escola Padre Luciano Calderara

Pais e responsáveis de alunos 

Professores atendendo alunos beneficiados

Professor Thiago Guerreiro, em atendimento

Professora Carmem Costa - Vice diretora da Escola Padre Luciano Calderara

Professora Carmem Castro e Maricelma (Assistente administrativa)

Professores José Walmir e Ana

Cristiane - Assistente administrativa

Professor Arthur

Alunos, pais e responsáveis na fila de espera

Alunos, pais e responsáveis, mantendo à distancia 

Professores Carmem Castro e Gleyson, em atendimento 

Professores Thiago Guerreiro, José Walmir e Raimundo Gonçalves
Raimundo Gonçalves da Silva, é funcionário público, professor, historiador, memorialista, presidente da Academia de Letras do Brasil, Secional Viseu e autor do livro, VISEU histórias entre o presente e o passado.

2 comentários:

  1. Parabéns meus amigos que Deus protege cada um de vocês e os familiares dos nossos alunos também essa iniciativa foi dez👍

    ResponderExcluir
  2. Sempre parabens! Que Deus proteja todos.

    ResponderExcluir