domingo, 17 de maio de 2020

FERNANDES BELO – EMANCIPAÇÃO: Uma questão de amor pelo Distrito e pelo seu povo

Em reunião na Assembléia Legislativa do Estado do Pará
Criação de município no Estado do Pará
Imagem: Acervo da FADDEPA 

Apesar do eficiente trabalho desenvolvido pela SEMUS/Viseu, em cumprimento aos protocolos de saúde, o aumento no número de casos de pacientes infectados no município de Viseu tem preocupado às autoridades sanitárias e a administração do município. Esse aumento se deve a aplicação do Teste rápido que está sendo feito pelas equipes de profissionais de saúde. Os casos suspeitos podem ser confirmados pelos testes rápidos. Os pacientes positivados têm de se manter em isolamento evitando a proliferação da contaminação.
As Vilas Fernandes Belo e Açaiteua, têm apresentado índices cujos números colocam a SEMUS de sobre alerta. Além da aplicação de testes rápidos, outras ações de controle à pandemia devem ser postas em prática em caráter de urgência.
Mas, somente as ações dos profissionais de saúde não bastam. É primordial e necessário que a comunidade faça sua parte. Evitar aglomerações (bares, campos de futebol, praças, balneários), manter o isolamento social, permanecer em casa, fazer a higiene recomenda, são medidas simples e ao alcance de todos. As famílias do Distrito agradecerão o comprometimento da comunidade.
O prefeito Isaias Neto tem sido incansável nessa luta. A prefeitura mantém equipes de profissionais de saúde nos quatro cantos do município.

A FALTA QUE UMA ESTRUTURA DE SAÚDE MAIS EFICIENTE FAZ AO NOSSO DISTRITO
Nesse tempo de crise é de fácil constatação que a necessidade de lutar pela emancipação do Distrito deve ser o assunto do momento em todas as localidades que compõe a região que quer sua emancipação política administrativa.
Não resta dúvidas que as ações da prefeitura são sentidas. Mas se nossa região já possuísse sua autonomia administrativa a situação seria bem melhor controlada. Viseu é um município muito extenso. Dar atenção aos quatro cantos do município não é tarefa simples.
Com a autonomia teríamos as ações de governo muito mais próximas de cada comunidade. A região teria muito mais governabilidade. As políticas públicas estariam bem mais próximas do cidadão. Tudo seria mais fácil.

UM NOVO MUNICÍPIO DE GRANDE POTENCIAL ECONÔMICO
O Distrito de Fernandes Belo, quando se tornar um novo município, nascerá maior do 36 (trinta e seis) dos atuais municípios paraenses. Terá uma economia forte, apoiada nos setores da agricultura, pecuária, pesca, turismo e em um setor de comercio e serviços expressivo. Na Costa Atlântica da Pará/Maranhão, região onde se localiza o Distrito de Fernandes Belo, campos petrolíferos do pré sal estão em fase de exploração.
Esses são indicadores animadores para mantermos nossa luta. O Distrito de Fernandes Belo possui dois centros urbanos de grande expressividade: Fernandes Belo e Açaiteua. Outros aglomerados urbanos também são de relevante importância para nosso distrito
Nos últimos anos temos mantido uma luta intensa para fazer com que a Assembleia Legislativa do Estado o Pará dê seguimento ao processo de emancipação do Distrito de Fernandes Belo (têm mais de 50 pedidos na ALEPA). Reuniões em Belém, em Brasília, nos distritos paraenses  acontecem com muita frequência.

A COMUNIDADE PRECISA VIR PARA A LUTA: Vista a camisa da luta pela emancipação
Vamos continuar avançando. Mas para isso a participação de todos é muito importante. Sem essa participação de nada vai valer nosso empenho.
O ex-prefeito Cristiano Vale sempre foi um ferrenho defensor da emancipação de nosso distrito. Durante seus dois mandatos emprestou seu irrestrito apoio a nossa luta. Como deputado federal continua a apoiar nossa iniciativa. A prova maior desse apoio é que quando estamos em Brasília, seu gabinete é o Escritório de nossa luta por Fernandes Belo. O mesmo acontece com o vice-governador Lúcio Vale. Também apoia a criação de nosso município.
O apoio do deputado federal e do vice-governador tem facilitado nossa caminhada.
O atual prefeito do município Isaias Neto, quando vereador, sempre se mostrou simpático à nossa causa. Espero que como prefeito também venha emprestar seu apoio.
Vamos entrar em uma fase decisiva. A Lei complementar nº 074/2010, determina que para realização de uma Consulta Plebiscitária necessita o Distrito precisa passar por um Estudo de Viabilidade Municipal – EVM. Hoje a criação de município é feita sob rígidos critérios. 
É chegada a hora de nossa comunidade mostrar sua força, sua garra, sua determinação de lutar para que em breve nos tornemos um novo município no Estado do Pará. Já nasceremos grande!
 
A luta pela emancipação do Distrito de Fernandes Belo precisa do apoio de todos:
Vista essa camisa
MANTER A LUTA É PRECISO: Venham para a luta!
Em 1995, o distrito de Fernandes Belo passou por todas as fases para a criação de um novo município. Superou todos os obstáculos. Só faltou um detalhe: Não teve apoio político. Por isso perdeu a indicação para outra região do município de Viseu que foi emancipada: Cachoeira do Piriá. 
Dessa vez tudo será diferente. Vamos contar com apoio total de nossa comunidade e também com apoio político para nossa aspiração. Luta não há de faltar...
Assembléia Legislativa do Estado do Pará
Com a dep. estadual Dra. Heloisa Guimarães, pres. da Comissão Administrativa
Dr. Gamboa e Dra. Melina Gomes, Procuradoria da ALEPA

ALEPA - Sala VIP : Com os deputados Iran Lima e Hilton Aguiar
Procuradoria da ALEPA; Com Richard Rodrigues (Mosqueiro), Dr. João Brasil, procurador da ALEPA,
Dra. Melina, Procuradora da ALEPA licenciada e João Cardoso, Brejo do Meio (Marabá)ena
Brasília - Câmara dos Deputados: Jô Gomes (Cotia/SP), deputado federal Cristino Vale, Clayton Leite, Vice presidente da CONFEAB (Guarujá/SP) e Richard Rodrigues (Mosqueiro/PA). 
Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz/MA - Reunião do Parlamento Amazônico
Com o deputado Federal Léo Moraes/RO e deputado estadual Adjuto Afonso/AM
Brasilia - Anexo IV da Câmara dos Deputados - Auditório Freitas Nobre
Criação da CONFEAB 
Com o companheiro Ktê Santos, do Distrito de Jurema, Caucaia/CE
Brasília - Câmara dos deputados -Auditório Nereu Ramos 


Nosso destino está em nossas mãos.
Com o apoio de todos, vamos ser um novo município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário