quinta-feira, 14 de maio de 2020

VISEU: Um olhar analítico sobre a administração do município confrontando o ontem e o hoje


Viseu 
Conheci o município de Viseu há aproximadamente 18 anos. Minha relação com o município começou pela Vila de Fernandes Belo, situada no distrito homônimo, que as pessoas teimam em chamar de II Distrito de Viseu.

Fiz muitas amizades. Dentre essas amizades uma pessoa que foi fundamental para o estreitamento de minha relação com o Distrito: JOSÉ ALDO GONÇALVES CRUZ.
Quase todo final de semana eu ia para Fernandes Belo. Conversávamos muito. Zé Aldo, carinhosamente me tratava por Excelência (era bondade sua). Sempre que conversávamos Zé Aldo me pedia para que eu me envolvesse com as coisas do lugar. Eu relutava. Não queria mais me envolver em política.
Um certo final de semana, antes de retornar para Belém, fiquei conversando com meu amigo até a hora da viagem. Cheguei em casa, em Belém, de manhã cedo. O telefone de casa tocava insistentemente. Corri e atendi. Do outro lado da linha a Luciane:
- “Mataram teu amigo! ”
- Que amigo?
- Teu amigo seu Zé Aldo!
Incontinenti voltei para Fernandes Belo na companhia da Dra. Astrid Cunha. Quando ali cheguei ainda encontrei o corpo de Zé Aldo estendido no chão. Chegamos junto com a equipe do IML de Castanhal. E ainda ajudamos os peritos a fazer o levantamento cadavérico.
Naquele momento tomei minha decisão: Ia me envolver com as coisas do lugar...
Na época o município era governado pelo Engenheiro Alfredo Amim. Uma administração muito contestada pelo povo. De posse de algumas informações recebidas, após checar a veracidade daquelas informações, iniciei uma cruzada contra a administração do então prefeito, tendo como pano de fundo a moralidade administrativa.  Protocolei junto ao Ministério Público, em Viseu, uma REPRESENTAÇÃO POR ABANDONO ADMINISTRATIVO DO MUNICÍPIO DE VISEU em face do então prefeito municipal.
Depois de idas e vindas, inclusive que me obrigaram a acionar até a Ouvidoria do Ministério Público na capital do Estado, consegui que a NOTÍCIA CRIME fosse acolhida pelo Ministério Público.
Participei de uma Audiência Pública no Fórum de Viseu. A audiência aconteceu na sala do Júri do antigo Fórum. De um lado o prefeito e todo o seu secretariado, assessores e apoiadores. Do outro lado eu sozinho. Aqueles que apoiaram a representação, nenhum compareceu. Alguns permaneceram em um Hotel da cidade para aguardar o desfecho da Audiência Pública. A audiência foi tensa. O perigo rondava o prédio do Fórum. Muitos motociclistas, todos usando capacete, rondavam o prédio do Fórum. Mesmo diante das ameaças não me intimidei. 
Quando a Audiência Pública terminou, ouvi de um cidadão: “Essa Audiência Pública vai entrar para os anais do Viseu! ”.
Sabemos que a justiça brasileira é muito morosa. Mas, com insistência e fazendo as coisas certas funciona. E foi com essa insistência que consegui que algum tempo depois o processo fosse jugado. Infelizmente o julgamento só aconteceu depois que o mandato do prefeito havia sido encerrado. Resultado: O representado foi alvo de condenação. Tramita até hoje em grau de apelação.
Antes da administração do Engenheiro Alfredo Amim, governou o município a Dra. Astrid Cunha. Exerceu uma administração apoiada no populismo. Continua gozando de certo prestígio no município. Mas devido algumas inconsistências administrativas em sua gestão à frente da prefeitura do município teve seus direitos políticos suspensos.  
Após o governo do Engenheiro, concorreu as eleições o candidato Cristiano Vale. Venceu a eleição com certa facilidade. Fez um excelente governo, com largo apoio popular. Teve seu mandato renovado. E ao fim de seu segundo mandato ainda elegeu seu sucessor. Hoje Cristiano Vale detém o mandato de deputado federal.

UMA ADMINISTRAÇÃO FUNDADA NOS BONS PRECEITOS ADMINISTRATIVOS
Em 2017 assumiu a prefeitura de Viseu o ex-vereador Isaias Neto. Eleito com o apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Cristiano Vale e do vice-governador Lucio Vale, vem fazendo uma administração comprometida com a moralidade administrativa e voltada para atender os interesses da população do município.
Iniciou seu governo dando continuidade a administração do seu antecessor: Educação, Saúde e Assistência Social vêm se constituindo os pilares de sua administração sem dispensar atenção à todas as demais áreas da administração municipal.
Vem construindo, reformando e ampliando escolas. Construindo Ginásios Poliesportivos. Construindo reformando e ampliando postos de saúde. Construindo Creches. Concluiu o projeto de urbanização da orla do Rio Gurupi (ainda não inaugurado), em frente à orla da sede do município, obra iniciada na gestão anterior. São algumas de suas realizações à frente da administração do município de Viseu.
Com a chegada da crise do Coronavírus, o prefeito Isaias Neto tem se desdobrado para permitir o bom funcionamento da administração municipal. Ganha especial destaque os serviços de saúde desenvolvidos pela SEMUS/Viseu, que tem em seu comando a Dra. Stephanie Teixeira, com uma brilhante atuação.
O governo municipal tem promovido ações estruturantes visando assegurar o perfeito funcionamento de todos os setores da administração, de modo a permitir o cumprimento de todos os protocolos de saúde recomendados, com o firme objetivo de levar a tranquilidade às famílias viseuenses.
A vida moderna tem na informação um de seus maiores fundamentos. É primordial que essas informações cheguem à comunidade, como forma de prestação de contas das atividades da administração pública. Essas informações demonstram de forma inequívoca como estão sendo aplicados os recursos do tesouro municipal.
O papel de informar é feito de forma eficiente e eficaz pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viseu, a ASCOM/Viseu, que mostra para toda a população as ações em desenvolvimento no momento em que estão acontecendo, de forma bem transparente.
Os reflexos dessa administração em sintonia com os fatos, expressa a positividade das ações desenvolvidas pela administração municipal. Esse controle está apoiado no baixíssimo registro de óbitos no município. Apenas um caso. 

AÇÕES QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DE VISEU

Preparação de servidores para o combate ao Coronavírus



Reunião define medidas de proteção ao Coronavírus 


Vigilância sanitária atuando no Porto de Viseu


Blitz da Vigilância sanitária em pontos estratégicos




Trabalho para proteger e cuidar de nosso povo não para



Nova ambulância do SAMU para reforçar ações de saúde em Viseu

Reunião define confecção de 15.000 máscaras pela prefeitura

Campanha de vacinação vai aos domicílios em Viseu


Kits de higiene e limpeza para distribuição entre famílias carentes



Máscaras de proteção contra o coronavírus sendo produzidas pela prefeitura


SEMUS/Viseu reforça prevenção com a contratação de novos profissionais de saúde


Distribuição de 6.000 kits de higienização e limpeza para famílias carentes 


Defesa Civil do Estado para ver a cheia do Rio Piriá


UBS 24 horas em Fernandes Belo, Cuurupaiti e Laguinho


Reunião com os órgãos da segurança para definir estratégias
de cumprimento de Decreto Estadual


Fiscalização intensificada nas barreiras sanitárias


Vigilância sanitária realiza higienização na UPA e HBA



Profissionais de saúde recebem novos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs

Novos Testes Rápidos de Coronavírus já estão em Viseu


Operação de higienização e sanitização de prédios públicos continua


Prefeitura garante abastecimentos de remédios em todas as Unidades de Saúde


Mercados e Feira Livre passam por higienização e sanitização


Operação de higienização e sanitização nas Praças e Viseu


Prefeitura torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todo o município


Veículos sendo higienizados na entrada da cidade


Reunião com  médicos e coordenação de saúde para definir ações emergenciais 


Reunião com empresários do setor de transportes para reforçar medidas contra o coronavírus


Novo respiradores eletrônicos já estão em Viseu e logo serão instalados


Caixa Econômica Federal disponibilizará "Caixa Móvel" para fazer o pagamento
de auxílio emergencial em Viseu 


Novo Decreto Municipal determina horário de funcionamento de atividades essenciais  

Técnicos iniciam montagem de equipamentos dos leitos da Sala Vermelha

Prefeitura investe em mais equipamentos de saúde para a população 


Farmácia de Campanha reforça tratamento para pacientes do COVID 19


Cestas básicas para famílias atingidas pelas cheias do Rio Piriá


Operação para desinfecção e higienização de mercado e UBS em Fernandes Belo



Pronto para o atendimento do Caixa Móvel


Prefeitura/Ministério Público - Prefeito Isaias Neto em reunião virtual com o
Promotor de Justiça da Comarca de Viseu



Nenhum comentário:

Postar um comentário