domingo, 26 de julho de 2020

FERNANDES BELO – FESTIVAL DO CHOPP: Intriga política ou preocupação com a saúde de uma comunidade?

Em defesa dos direitos do povo do Distrito de Fernandes Belo
É com muita tristeza que acompanho os desdobramentos do cancelamento do Festival do Chopp, uma programação festiva que estava sendo fartamente anunciada para acontecer neste sábado que passou, mas, que foi impedida de acontecer pelo sistema de segurança do Estado.
O Festival do Chopp é uma festa tradicional dos alunos do 3º ano do ensino médio, com a finalidade de angariar recursos para a festa de formatura que acontece todo o final de ano letivo. Por muito anos fui incentivador dessa festa. Também cheguei a ser paraninfo de alguns alunos que concluíram o ensino médio em anos anteriores. Essa festa sempre contou com meu incondicional apoio.
Hoje vivemos um momento de crise na saúde com a pandemia do Coronavírus. Protocolos de segurança vem sendo recomendados pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério de Saúde, pela SEMUS/Viseu.
Com base em determinações oficiais a Prefeitura de Viseu, editou o Decreto Municipal nº 078/2020, flexibilizando o funcionamento de atividades não essenciais. A flexibilização, entretanto, vem acompanhada de algumas exigências: Bares podem funcionar com apenas 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade, manter o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel para os presentes.
As aulas que iam ser reiniciadas em 03/08, já não vão mais. Medidas de segurança devem ser mantidas por conta do avanço do COVID-19. Uma reunião que acontecerá em 15/08, no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Pará, adotará posição depois de ouvida um Comissão Técnica criada especialmente para o gerenciamento dessa crise. Por conseguinte, festas também estão proibidas.
Foi com base nesse conjunto de determinações que o Festival do Chopp que aconteceria no Sitio Cruz Santos não teve sua licença autorizada pelos órgãos de segurança do Estado.
Inconformadas algumas pessoas tentam desvirtuar os fatos. Não houve motivação política e sim cuidados com a saúde da população da Vila de Fernandes Belo. Pelo que tomamos conhecimento, os organizadores do evento foram informados que o Festival do Chopp não seria autorizado. Mesmo assim, a venda de ingressos antecipada continuou, em franco desrespeito a determinação do sistema de segurança e ao decreto Municipal.
O sistema de segurança do Estado no cumprimento de seu dever constitucional dotou as medidas necessárias para o cumprimento de seu papel institucional.
O impeditivo para a não realização do Festival do Chopp não se baseou em questões políticas e sim na proteção ao bem-estar e a saúde da comunidade da Vila de Fernandes Belo. Nos últimos dias foram detectados novos casos de contaminação pelo COVID-19 na comunidade. Isso acendeu o alerta. Permitir a realização de festas, que estão proibidas pelo Decreto Municipal seria abrir a porta para o Coronavírus, um franco desrespeito às famílias, ao grupo de risco e a toda a comunidade de Fernandes Belo.
Lamentavelmente pessoas no afã de justificar ações equivocadas, tentam inverter as coisas. Defender o bem-estar de uma comunidade não é manifestar preferência política e sim manifestar respeito e apreço a toda uma sociedade que prefere a segurança para uma vida toda do que momentos de breve prazer.
Essa pandemia do Coronavírus vai passar e quando passar todos nós vamos poder retomar nossas atividades com segurança, não temos a menor dúvida.
Obedecer aos protocolos de segurança nos dará um pouco mais de certeza que nesse momento de grave crise proteger nossas famílias e consequentemente proteger nossa comunidade é muito mais importante.
Infelizmente a defesa dos direitos do povo de Fernandes Belo, tem me rendido algumas situações desagradáveis. Dentre elas, as ameaças contra a minha integridade física. Com o agravante de que essas ameaças tenham partido de pessoas com as quais sempre mantive boas relações de amizade. Outras ameaças não se reportam apenas contra minha integridade física. Ameaças contra a minha vida.
Mas, o mais importante, é o carinho e o apreço que tenho recebido de um grande número de pessoas da comunidade, satisfeitas com minhas ações em busca do restabelecimento do direito de nossa comunidade. Isso me faz pensar que estamos no caminho certo.
É de se lamentar que pessoas que fazem parte de um grupo político que apoia uma pré-candidata ao governo tenta dar um tom político para os fatos que cercaram a não realização do Festival do Chopp no último sábado.
Apoiar uma “festa” que coloca em risco à saúde do povo é mostrar total falta de respeito a saúde da população. Total falta de respeito para com a comunidade. Isso o povo de bem de nossa comunidade não perdoará jamais. Repudiará com veemência.
A saúde e a segurança de nossa comunidade, são muito mais importantes: #FIQUE EM CASA!

2 comentários:

  1. O POVO DE FERNANDES BELO TA TE ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTOS,PRINCIPALMENTE OS JOVENS.
    ESSES JOVENS VÃO MOSTRAR O PODER DO VOTO NA ELEIÇÃO MUNICIPAL. TU SÓ TA QUEIMANDO TEU PREFEITO

    ResponderExcluir
  2. Ele tá certo quem vai sofre com isso e agente que mora aqui

    ResponderExcluir