segunda-feira, 13 de julho de 2020

SEGURANÇA EM FERNANDES BELO: Desobediência civil tira a tranquilidade do povo da Vila de Fernandes Belo e preocupa as autoridades sanitárias do município



Local da festa no Giz

A prefeitura do Municipal de Viseu, no dia 07.07.2020, editou o Decreto Municipal nº 078/2020, onde flexibiliza o funcionamento de algumas atividades. O decreto tem como base a Portaria nº 188/2020, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo Coronavírus e o Decreto Estadual 609/2020, de 16.03.2020, que dispõe sobre medidas de proteção e enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Em seu artigo 1º relaciona as atividades liberadas:
"Decreto Municipal nº 078/2020, de 07.07.2020
Art. 1º. Fica autorizado o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, em seu horário normal, no entanto, respeitando a capacidade de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade total para o respectivo ambiente".

Essa abertura vem cercada de uma série de exigências explicitadas no respectivo decreto.
Festas, não foram liberadas.
Todos conhecem a luta que travo para organizar administrativamente o Distrito de Fernandes Belo. Essa luta já perdura por mais de 15 anos. Foi de nossa luta ao lado de moradores da comunidade, que conseguimos a instalação do PPD em Fernandes Belo.
Abertura do DPM Fernandes Belo

Inauguração do DPM Fernandes Belo 
Ainda na segunda feira estivemos participando da cerimônia de Transmissão do Comando da 19ª CIPM/Viseu, que aconteceu em Bragança, representando essa comunidade.

Transmissão do Comando da 19ª CIPM/Viseu, em Bragança
Com o Major QOPM Jandyr, Major QOPM Jofre e Antonio Pantoja

Em vista desse bom relacionamento com o sistema de segurança em nosso Distrito, recebo inúmeros telefonemas de moradores da Vila de Fernandes Belo e de outras Vilas, pedindo minha intervenção nessas questões de segurança.
Com a proximidade dos finais de semana a Comunidade de Fernandes Belo entra em pânico. Anuncio de festas convidam a população para eventos programados para o Giz. A população se preocupa com sua segurança e sua saúde, uma vez que em decorrência de decretos municipais aglomerações são proibidas, como forma de prevenir o avanço da pandemia do coronavírus.
Neste último final de semana não foi diferente. No sábado pessoas pouco comprometidas com a saúde da população programaram eventos para acontecerem no Giz. Acionado, o efetivo do PPD da Polícia Militar em Fernandes Belo esteve no local e impediu a realização da festa.
Ainda assim, os organizadores desse evento não se intimidaram e no domingo voltaram ao Giz para a festa. Novamente a PM esteve no local e conseguiu convencer os organizadores a suspenderem o evento. Tudo parecia normalizado. Porém, bastou o Policiais Militares darem as costas a programação voltou com todo vapor.
Meu telefone celular foi invadido por mensagens e ligações oriundas de pessoas de Fernandes Belo. Todos preocupados com a aglomeração no local, um campo fértil para a transmissão do vírus, o que preocupa às autoridades de saúde do Município de Viseu.
Desta feita, além do novo Comandante da 19ª CIPM/Viseu, Major QOPM Jandyr, assim como o prefeito de Viseu Isaias Neto foram informados da Desobediência Civil que imperava no localidade do Giz, na Vila de Fernandes Belo. Medidas mais severas foram determinadas.
Os policiais lotados no PPD em Fernandes Belo retornaram ao local. Constatada a desobediência apreenderam as carretinhas automotivas e suspenderam a festa e assim a aglomeração.
Logo após comecei a receber ameaças contra minha integridade física por ter acionado até o Sistema de Segurança do Estado presente no Distrito.
Como cidadão responsável consciente de meus deveres e sempre um árduo defensor de meus direitos, jamais vou deixar me intimidar por essas ameaças.
Por isso, deixo bem claro que enquanto contar com o apoio das “pessoas de bem” nossa comunidade do Distrito de Fernandes Belo e por que não dizer de pessoas dos quatro cantos do município de Viseu vou manter minha eterna vigilância assim como manter minha disposição de lutar por melhores condições para o Distrito de Fernandes Belo.
No mês de fevereiro passado, diante da ameaça do fechamento do PPD/Fernandes Belo, estive em reunião com o Comandante Geral da PM, Coronel QOPM Dilson Junior, Coronel QOPM Ulisses, da Regional Capanema, com  o deputado federal CRistiano Vale e com o prefeito de Viseu, Isaias Neto.
Reabertura do PPD em Fernandes Belo
Coronel QOPM Ulisses, deputado federal Cristiano Vale, prefeito Isaias Neto,
Cte. Geral da PM Coronel QOPM Dilson Junior e Antonio Pantoja 
Agradeço as inúmeras mensagens de solidariedade que tenho recebido de pessoas residentes no Distrito de Fernandes Belo e do município de Viseu.
Quem não luta por seus direitos, não merece tê-los!

Policia Militar no local 

Em Belém, com Sargento Castelo e efetivo, recebendo veículo para o PPD
Emenda parlamentar do deputado Miro Sanova 

Um comentário:

  1. Parabéns Pantoja por sua dedicação com nossa terra, infelizmente muitos estão remando na contramão da vida,Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir