segunda-feira, 27 de julho de 2020

FERNANDES BELO: Onde para se viver bem significa matar um leão todos dias

Secretaria Municipal de Saúde de Viseu
Boletim Epidemiológico Diário - 26.07.2020
O perigo ainda ronda nossa comunidade
#FIQUEMEMCASA
O final de semana foi de muita preocupação na comunidade da Vila de Fernandes Belo, no município de Viseu. Muita agitação, tentativas de festas, festas, aglomeração, em meio ao ambiente de crise de saúde que vive o município de Viseu, por conta da pandemia do Coronavírus.
Durante o mês de junho acontecem naquela Vila de Fernandes Belo duas grandes promoções: A festa de Nossa Senhora do Bom Parto e o Festival do Chopp.
A Feste de Nossa Senhora do Bom Parto é uma promoção dos devotos da Santa. Tem uma característica singular. Os homens vão até a mata escolhem uma arvore grande que servirá para o mastro. Essa árvore de pois de derrubada é enfeitada com flores e frutas, transformando-se no Mastro da Santa. Da mata até a frente da Sede da Irmandade, o mastro é carregado só pelas mulheres. Um tributo das mulheres da Vila a protetora da maternidade. O religioso e o profano em perfeita sincronia. Este ano por conta da Pandemia do Coronavírus a festividade não foi realizada. Proteger as famílias é mais necessário.   
O Festival do Chopp, uma promoção dos alunos do 3º ano do ensino médio é feita para angariar recursos para a formatura que sempre acontece no final do ano letivo. Este ano, diante desse cenário de incerteza, tudo indica que dificilmente as aulas retomam sua normalidade. UM ano perdido também na educação.
Existe um Decreto Municipal que flexibiliza o funcionamento de algumas atividades não essenciais: Bares, por exemplo, só pode funcionar com até 50% de sua capacidade, cumpridas algumas exigências como distanciamento mínimo, uso de máscara, distribuição de álcool em gel para os presentes, música ambiente.
Os protocolos de saúde recomendados pelos órgãos responsáveis pelo controle da pandemia, ainda não permitiram a liberação de festas.
No sábado, em ação ostensiva a Polícia Militar impediu a realização do Festival do Chopp, apesar da grande insistência de seus organizadores em realizar o evento.
Mas, no domingo, de maneira livre, leve e solta, as coisas funcionaram sem qualquer controle. Mega festa reuniu verdadeira multidão para desconforto da população da Vila que vê com muita preocupação um ambiente favorável à proliferação de casos de contaminação.
Na comunidade o grupo de risco de pessoas com mais de sessenta anos é muito grande. Toda família tem pelo menos um membro. Hoje as redes sociais pipocam com postagens de jovens, muitos deles com pessoas do grupo de risco em suas casas, jovens pais e mães de família, com criança pequenas, em casa, ostentando um incontestável prazer.
Mas, para até onde vai a responsabilidade de cada um? A aglomeração de pessoas é a porta aberta para a contaminação pelo COVID-19. Será que momentos de prazer (sic) justificam o risco que colocam seus familiares, sua comunidade?
Para se viver bem na comunidade de Fernandes Belo é preciso “matar um leão todos os dias”. As ações de prevenção que se adota em um dia não tem nenhum efeito para o dia seguinte. As opiniões são conflitantes: Isso é preocupante. A falta de respeito de alguns para com a comunidade pode prejudicar todo um trabalho desenvolvido pela SEMUS/Viseu.
Enquanto um grupo tenta conter essas aglomerações outro grupo pede liberação total, sem qualquer preocupação com os riscos de contaminação da comunidade. Esse confronto do bem contra o mal termina transformado em um confronto de interesses políticos. Mas, na verdade a motivação principal para essa luta é o bem-estar da comunidade como um todo.
Proteger a saúde da comunidade é muito ais importante que momentos de festa, que podem muito bem esperar essa crise da pandemia do Coronavírus passar. Aí todos irão para as ruas, para as aglomerações, para as festas, sem a preocupação em se tornar uma vítima em potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário